Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Trem de EMU da Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung carrega esperanças rumo ao futuro

Por Xu Qin e Yu Qianliang

Jacarta – Os adolescentes indonésios sentem o charme da “Velocidade da China” e iluminam seus sonhos para o futuro.

Na terça-feira, a Base de Intercâmbio Educacional e Cultural da Unidade Múltipla Elétrica (EMU) da Ferrovia de Alta Velocidade (HSR, em inglês) Jacarta-Bandung conduziu uma aula gratuita para a Escola Secundária Ngamprah No.3 em West Bandung Regency, na Província de Java Ocidental.

Especialistas técnicos chineses em ferrovias de alta velocidade da China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC) Sifang Co., Ltd., a empresa que projetou e fabricou os trens de EMU da HSR Jacarta-Bandung, visitaram o campus da escola para ministrar cursos de ciências da HSR para os alunos locais e levaram os adolescentes indonésios a experimentar o charme imersivo da “Velocidade da China” em um trem de EMU da HSR Jacarta-Bandung em funcionamento.

“Meninos e meninas, quem pode me dizer por que os trens da Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung podem andar tão rápido?” Na sala de aula, Zhang Fangtao, projetista-chefe dos trens de EMU da HSR Jacarta-Bandung, adquiriu uma nova identidade como professor de ciências que lecionou sobre a ciência da HSR.

Na sala de aula, que fica próxima a uma linha ferroviária tradicional e à Estação de Padalarang da HSR Jacarta-Bandung, os alunos curiosos ouviram atentamente o professor de ciências e levantaram as mãos ativamente para responder às perguntas.

O clima na sala de aula de 40 m² era animado, com interações frequentes e perguntas e respostas entre Zhang e os alunos, pontuadas por risadas e aplausos.

Saskia, uma aluna de 15 anos do 9º ano, disse: “Reduzir a viagem entre Jacarta e Bandung de mais de três horas para cerca de 40 minutos é muito legal, acho que o trem de alta velocidade é uma boa escolha para muitas pessoas”.

O ensino em sala de aula foi seguido por uma experiência no local, dentro do vagão de um trem de EMU em funcionamento, da Estação de Padalarang até a Estação de Halim da HSR Jacarta-Bandung. As risadas dos adolescentes e o som do obturador de seus telefones celulares preencheram todo o vagão do trem que passava rapidamente por campos, rios, montanhas e planícies da Ilha de Java.

Zhang, mais uma vez, deu uma aula sobre a ciência da HSR, mas dessa vez a sala de aula estava em movimento, em um trem de alta velocidade de verdade, e ele teve que chamar a atenção dos adolescentes com exclamações frequentes e paisagens fugazes do lado de fora da janela do trem.

“Depois que a operação comercial começou na semana passada, finalmente tive a oportunidade de andar no trem de alta velocidade. Durante a fase de viagem gratuita, meus pais tentaram em vão conseguir uma passagem para mim”, disse Rayi, 14 anos, outro aluno do 9º ano. “Aprendi muito sobre a HSR hoje na aula e no trem, e mal posso esperar para ser um empresário no futuro e viajar no trem de alta velocidade.” 

Além das aulas dentro e fora da sala de aula, a CRRC Sifang doou materiais didáticos, incluindo computadores e sistemas de som, para a Escola Secundária Ngamprah No.3.

A escola é uma escola pública pequena, com centenas de alunos e apenas algumas salas de aula usadas por alunos da 7ª à 9ª série em regime de rodízio.

“Sou muito grato a essas empresas chinesas por apoiarem o desenvolvimento da educação em Bandung Ocidental. A CRRC Sifang doa materiais didáticos para nossa escola, o que pode nos ajudar a melhorar a qualidade da educação”, disse Mepi, diretor da escola secundária.

“As aulas e a experiência da HSR ajudaram a ampliar os horizontes dos alunos, abrindo a porta para um novo mundo para nossas crianças.”

Asep Wahyu, assistente de economia e desenvolvimento da Regência de Bandung Ocidental, disse: “É realmente generoso o fato de a CRRC Sifang prestar assistência à nossa escola local. Os materiais didáticos e as aulas gratuitas ajudarão nossos alunos a estudar melhor”.

“Ouvi dizer que os chineses chamam as crianças de ‘flores do país’, e os indonésios têm um ditado semelhante, chamando nossos filhos de ‘brotos do país’, seja flor ou broto, eles são o futuro, são nossa esperança”, acrescentou Asep.

A HSR Jakarta-Bandung é uma “marca de ouro” da cooperação China-Indonésia sob a Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) proposta pela China. É a primeira ferrovia de alta velocidade da Indonésia e do Sudeste Asiático em geral. A CRRC Sifang, como parte do projeto da HSR Jakarta-Bandung, projeta e fabrica trens de EMU de alta velocidade com velocidade operacional máxima de 350 km por hora para a ferrovia.

“A ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung não é apenas um símbolo da cooperação vantajosa para ambas as partes entre a China e a Indonésia, mas também uma ponte de ligação para aumentar a amizade entre nossas duas nações”, disse Cao Rui, vice-gerente geral da CRRC Sifang.

A HSR Jacarta-Bandung, construído em conjunto pela China e pela Indonésia, foi oficialmente colocado em operação comercial em 17 de outubro.

A Base de Intercâmbio Educacional e Cultural da EMU da HSR Jakarta-Bandung foi estabelecida em Bandung, Java Ocidental, Indonésia, em 9 de setembro. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo