Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Paquistão e Belarus juntam-se ao programa da Estação Internacional de Pesquisa Lunar

Beijing – A Administração Espacial Nacional da China (CNSA, em inglês) assinou documentos de cooperação com as agências espaciais do Paquistão e de Belarus, respectivamente, para um trabalho conjunto no programa da Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS, em inglês).

   O novo esforço de cooperação marca o início da participação do Paquistão e Belarus no programa ILRS, disse a CNSA. O programa foi iniciado pela China, com um convite estendido a organizações e cientistas de todo o mundo para a participação.

   No novo memorando de entendimento assinado pela CNSA e pela Comissão de Pesquisa Espacial e da Alta Atmosfera do Paquistão, os dois lados realizarão uma cooperação ampla e profunda e criarão grupos de especialistas nas áreas de demonstração, implementação de engenharia, operação e aplicação do programa ILRS.

   A declaração conjunta assinada pela CNSA e pela Academia Nacional de Ciências de Belarus disse que os dois lados realizarão uma cooperação ampla e profunda na construção e operação da ILRS, incluindo a aplicação de tecnologia espacial, novos materiais e componentes eletrônicos, e a educação e o treinamento de pesquisadores e especialistas.

   A China tem uma longa história de cooperação com ambos os países no campo espacial, disse a CNSA.

   Espera-se que a construção da ILRS seja realizada em três fases, com um modelo básico da estação previsto para ser concluído por volta de 2030.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo