Bishkek – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, chegou nesta terça-feira a Bishkek para participar da 22ª Reunião do Conselho de Chefes de Governo dos Estados-Membros da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) e fazer uma visita oficial à República do Quirguistão, de terça a sexta-feira, a convite do primeiro-ministro quirguiz, Akylbek Japarov.
“A China está pronta para trabalhar com o Quirguistão para implementar plenamente o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, aprofundar a confiança mútua política e estratégica, criar mais novos destaques e novas referências para a cooperação e enriquecer a amizade China-Quirguistão com mais conotação dos tempos”, disse Li durante uma breve reunião com Japarov no aeroporto.
O lado chinês espera trabalhar com outros membros da OCS para levar adiante conjuntamente o Espírito de Shanghai e injetar um novo impulso na paz, estabilidade e desenvolvimento regionais, acrescentou.
Li disse que, desde o estabelecimento de laços diplomáticos, a China e o Quirguistão sempre trabalharam em solidariedade, ajudando-se mutuamente, cooperando com base em benefícios mútuos e resultados ganha-ganha, e fizeram conquistas frutíferas em várias áreas, bem como alcançaram uma coordenação estreita e altamente eficiente em assuntos internacionais.
A China e o Quirguistão são realmente bons vizinhos, bons amigos, bons parceiros e bons irmãos, disse Li.
“O objetivo da minha visita ao Quirguistão é aumentar a confiança mútua, expandir a cooperação, aprofundar a amizade e promover a paz”, disse ele.
Por sua vez, Japarov saudou calorosamente a visita de Li ao Quirguistão e elogiou o momento positivo de desenvolvimento dos laços bilaterais. O lado quirguiz está disposto a aumentar os intercâmbios em vários campos com o lado chinês, impulsionar a cooperação do Cinturão e Rota, elevar a parceria estratégica abrangente bilateral para uma nova era a novos patamares e promover conjuntamente a estabilidade e o desenvolvimento da Ásia Central, disse ele.
Quando o avião fretado de Li chegou ao Aeroporto Internacional de Manas, em Bishkek, na tarde de terça-feira, Japarov e altos funcionários do governo quirguiz o receberam no aeroporto. O embaixador chinês no Quirguistão, Du Dewen, também o recepcionou no aeroporto.
Japarov realizou uma grande cerimônia de boas-vindas para Li no aeroporto. Uma banda militar tocou os hinos nacionais dos dois países. Li, acompanhado por Japarov, revisou a guarda de honra.
O conselheiro de Estado chinês e secretário-geral do Conselho de Estado, Wu Zhenglong, também participou da reunião.