Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Candidatos de Hong Kong e de Macau são selecionados para nova escolha de taikonautas da China

Foto: Guo Zhongzheng/Xinhua

 Jiuquan – Mais de 20 candidatos foram selecionados para a escolha final da quarta geração de taikonautas da China, incluindo vários candidatos de Hong Kong e de Macau, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China em uma conferência de imprensa, nesta quarta-feira.

   O processo seletivo foi lançado em 2022 com o objetivo de selecionar de 12 a 14 taikonautas reservas. A seleção inclui diferentes áreas de especialização, como pilotos de naves espaciais, engenheiros de voos espaciais e especialistas em carga útil.

   Lin Xiqiang, porta-voz da agência, disse que os pilotos da espaçonave serão selecionados entre os aviadores que agora servem nas forças armadas. Os engenheiros de voo e especialistas em carga útil serão escolhidos entre aqueles em indústrias, universidades e instituições de pesquisa científica relevantes.

   “Pela primeira vez, o cargo de especialista em carga útil está aberto a candidatos de Hong Kong e de Macau”, acrescentou Lin.

   Em março de 2023, a primeira rodada da nova seleção de taikonautas foi concluída, com mais de 100 candidatos sendo escolhidos. O segundo turno terminou em agosto, e mais de 20 candidatos avançaram para a final.

   Segundo Lin, o trabalho de seleção deve ser concluído antes do final deste ano. Se conseguirem passar na seleção final, os candidatos de Hong Kong e de Macau entrarão no centro de investigação e formação de taikonautas no início do próximo ano.

   “Vamos esperar por boas notícias”, disse Lin.

Sair da versão mobile