Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Aliança de conservação do leopardo-das-neves é estabelecida na província chinesa de Qinghai

Foto fornecida à Xinhua pelo Centro de Proteção de Leopardos-das-Neves de Qomolangma

Xining – A Aliança para a Conservação do Leopardo-das-Neves do Planalto Qinghai-Tibet foi estabelecida na segunda-feira em Xining, capital da Província de Qinghai, noroeste da China.

   A aliança foi iniciada conjuntamente pelo departamento provincial de florestas e pastagens, o governo municipal de Xining, a administração do Parque Nacional de Sanjiangyuan, a administração de Qinghai do Parque Nacional da Montanha Qilian e a Eco-Bridge Continental, e conta com a participação de mais de 90 órgãos governamentais, universidades, instituições de pesquisa, organizações sociais e empresas de todo o país.

   Na segunda-feira, também foi realizado um seminário sobre a conservação dos leopardos-das-neves no planalto Qinghai-Tibet. Especialistas e estudiosos participaram do evento, compartilhando suas experiências de monitoramento e conservação da espécie.

   Espera-se que o estabelecimento da aliança integre e otimize os pontos fortes e os recursos de todas as partes envolvidas na conservação de leopardos-das-neves e estabeleça um sistema eficiente e um mecanismo colaborativo para a coconstrução, co-gestão e coproteção dos leopardo-das-neves.

   Conhecido como o “rei das montanhas de neve”, o leopardo-das-neves está sob proteção nacional de primeira classe na China e é listado como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

   Especialistas avaliam que a população de leopardos-das-neves em Sanjiangyuan tenha chegado a cerca de 1.200.

Sair da versão mobile