Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Diplomata chinês de alto escalão se reúne com presidente designado da COP28

Beijing – Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), reuniu-se nesta terça-feira em Beijing com o presidente designado da COP28 dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Sultan Al Jaber.

Wang, também diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PCCh, disse que, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, as relações entre a China e os EAU mantiveram um ímpeto de desenvolvimento sólido e estável.

A China está disposta a continuar a se entender e apoiar mutuamente em questões relacionadas aos interesses centrais e às principais preocupações de cada um, construir conjuntamente o Cinturão e Rota com alta qualidade, expandir áreas de cooperação mutuamente benéfica e impulsionar a parceria estratégica abrangente China-EAU a um nível mais alto, explicou ele.

Wang parabenizou os EAU por se juntarem à família BRICS como um dos primeiros grupos de novos membros, dizendo que isso proporcionará nova vitalidade à cooperação do bloco e novas perspectivas para a parceria estratégica abrangente China-EAU.

Como um parceiro estratégico abrangente dos EAU, a China está feliz em ver o país desempenhar um papel maior nos assuntos internacionais e regionais, salientou o líder chinês.

Wang apresentou o conceito e a prática de desenvolvimento verde e sustentável da China, dizendo que o país é um defensor ativo e um ativista firme no combate às mudanças climáticas.

A China apoia totalmente os EAU na realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 em Dubai e está pronta para manter uma estreita comunicação e cooperação com o país para garantir resultados positivos da conferência, promover a construção de um sistema de governança climática global justo e racional para obter resultados vantajosos para todos e salvaguardar os legítimos direitos de desenvolvimento dos países em desenvolvimento, acrescentou Wang.

Jaber, também enviado especial dos EAU para as mudanças climáticas, disse que os EAU e a China têm sólida confiança mútua e uma base sólida para a cooperação, e seu lado está firmemente comprometido com a parceria estratégica abrangente de amizade de longo prazo entre os dois países.

Os EAU apreciam muito a visão da China de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, a contribuição significativa chinesa para o desenvolvimento sustentável global e a liderança chinesa na cooperação internacional sobre mudanças climáticas, apontou Jaber.

Ele agradeceu à China por seu forte apoio aos EAU na preparação para a Conferência de Dubai e disse que espera trabalhar com a China para tornar a conferência um sucesso histórico.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo