Por Hayati Nupus e Abdul Azis Said
Jacarta – Diante de uma câmera de celular e de um anel luminoso, uma apresentadora vendia um produto por meio de transmissão ao vivo na conta de mídia social TikTok, enquanto ocasionalmente respondia a perguntas de clientes em potencial na coluna de bate-papo. Alguns pedidos começaram a chegar e o número continuou crescendo.
Com um conceito de loja e entretenimento, o plataforma de compras online do TikTok está se expandindo na Indonésia e impulsionando as vendas. A empresa de criação de empreendimentos e pesquisa de insights Momentum Works prevê que o valor das transações deste ano no Sudeste Asiático poderá chegar a US$ 15 bilhões, mais de três vezes o valor do ano passado.
Em maio de 2023, a Indonésia tinha 113 milhões de contas no TikTok entre os 135 milhões de usuários no Sudeste Asiático, tornando o país arquipelágico o segundo maior contribuinte de usuários do TikTok em todo o mundo, atrás dos Estados Unidos.
O desenvolvimento das mídias sociais pela ByteDance também oferece oportunidades de emprego para jovens talentos, com vagas para apresentadores de compras ao vivo em sites de busca de emprego.
Devido à renda maior com a transmissão ao vivo, Donatus Ladjar, de 24 anos, dono da conta Angelo no TikTok, deixou seu emprego anterior como gerente de mídia social em uma instituição no ano passado.
Apoiado por uma agência, Ladjar já apresentou e promoveu diversos produtos por sua conta, desde lenços de papel até salgadinhos de uma celebridade popular.
Ladjar pode ganhar o dobro do salário mínimo mensal em Jacarta apenas falando em frente ao celular cerca de 20 horas por semana.
“Isso inclui comissões, que geralmente representam 1% do total de vendas”, disse ele recentemente à Xinhua.
Ladjar continua tentando ter novas ideias de promoção de produtos para competir com celebridades que já são populares e têm grande número de seguidores.
Como seus dias de trabalho são breves, ele tem muito tempo livre que utiliza para realizar vendas de transmissão ao vivo em sua conta individual no TikTok e gerar renda adicional.
Ladjar tem uma dupla vantagem por promover marcas conhecidas, o que o ajudou a aumentar rapidamente o número de seguidores em sua conta pessoal.
Aufia Nisa, 24 anos, organiza transmissões ao vivo de produtos de moda, geralmente à noite ou nos fins de semana, entre seu trabalho como funcionária de um escritório do governo em Bandung.
Como Nisa gosta de moda e frequentemente serve como um ícone de estilo para seus colegas quando se trata de roupas e acessórios, ela conseguiu responder a todas as dúvidas dos clientes com facilidade durante a transmissão ao vivo.
“Acontece que esse hobby pode ser lucrativo e, como resultado, gosto de vender”, disse ela.
Enquanto isso, Azizah, de 18 anos, faz transimissão ao vivo de compras no TikTok desde o ano passado. Ela concluiu o ensino médio, mas não frequentou a faculdade por causa de encargos financeiros.
Usando essa renda, ela cobriu as mensalidades do irmão mais novo e matriculou seu nome em uma faculdade. Em breve ela começará seus estudos às suas próprias custas.
Com um horário de trabalho flexível e uma renda substancial, Azizah planeja continuar sua carreira como apresentadora de compras ao vivo no TikTok entre suas atividades como estudante.
Nailul Huda, especialista em economia digital do Instituto para o Desenvolvimento de Economia e Finanças (INDEF), prevê que a demanda por apresentadores de compras ao vivo aumentará no futuro devido à crescente popularidade das compras online por meio de plataformas de transmissão ao vivo e ao fascínio de descontos tentadores .
Embora o apresentador de compras online seja um tipo de mão de obra qualificada informal, não apoiado por benefícios como saúde e seguro de emprego, como os trabalhadores formais, Huda acredita que a renda substancial permite que os apresentadores de compras ao vivo paguem por conta própria a seguridade social.