Beijing – As rotas leste e central do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte da China transferiram 65,4 bilhões de metros cúbicos de água até agora, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.
Centenas de cidades no norte, incluindo metrópoles como Beijing e Tianjin e outras menores, confiaram no projeto como uma grande fonte de água, disse Jiang Xuguang, presidente da China South-to-North Water Diversion Corporation Limited.
As duas rotas beneficiaram mais de 176 milhões de pessoas e abasteceram 10 bilhões de metros cúbicos de água para fins ecológicos. Jiang apontou que o desvio reverteu a queda de décadas nos níveis de água subterrânea no norte e reviveu muitos rios e lagos.
A rota central começa no Reservatório de Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessa Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. Começou a fornecer água em dezembro de 2014. A rota leste começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da Província de Jiangsu, no leste da China, para Tianjin e Shandong.
O país está intensificando os esforços no planejamento e nos primeiros preparativos da rota oeste e novas construções das rotas leste e central, de acordo com Jiang.