Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Usina elétrica construída pela China em Uganda inaugura quarta unidade de turbina e está próxima da conclusão

Kiryandongo, Uganda – A Usina Hidrelétrica de Karuma, construída pela China, no distrito de Kiryandongo, centro-norte de Uganda, inaugurou com sucesso a quarta de seus seis unidades de turbina e sincronizou-o com a rede nacional, levando o projeto um passo mais perto da conclusão.

Ding Tuqiang, gerente de projeto da Sinohydro Corporation Ltd., a construtora, disse à Xinhua que a inauguração da quarta turbina na segunda-feira foi um sucesso e as duas unidades restantes serão inauguraados antes do final do ano.

Ele disse que a usina, construída tanto na superfície quanto no subsolo, abaixo do Rio Nilo, pode agora gerar 400 megawatts (MW) de eletricidade, com cada turbina gerando 100 MW.

“Neste momento, as quatro unidades podem gerar energia a qualquer momento”, disse Ding, salientando que a produção depende da procura da rede nacional, que agora retira energia de uma unidade enquanto o país aguarda a conclusão da reinstalação das linhas de transmissão que foram vandalizadas.

Albert Byaruhanga, gerente de projecto da usina em nome da proprietária, Uganda Electricity Generation Company Ltd., disse que a central elétrica é fundamental para resolver o problema do fornecimento de energia inadequado de Uganda.

“Há alguns anos, sofríamos com cortes persistentes de energia e isso é mais ou menos uma coisa do passado”, disse ele. “Temos mais oferta do que demanda atualmente.”

A Usina Hidroelétrica de Karuma é um dos principais projetos de Uganda, financiado pelo Banco de Exportação e Importação da China, que fornece financiamento de 85% para o projeto. O restante é financiado pelo governo de Uganda.

A usina, de acordo com especialistas, é fundamental para satisfazer a crescente procura de eletricidade em Uganda, nos esforços para acelerar a industrialização.

Karuma é a segunda usina financiada pela China depois da Usina Hidrelétrica de Isimba, de 183 MW. A entrada em funcionamento da Usina de Isimba contribuiu para aumentar a produção total de energia de Uganda, de 953,8 MW para 1.176,6 MW, segundo dados do governo.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo