Joanesburgo – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu nesta terça-feira a criação de uma moeda comercial comum para os países do BRICS para combater a hegemonia do dólar.
Defendendo a criação de uma moeda comum para o comércio transfronteiriço entre os países do BRICS sem afetar as moedas nacionais, Lula disse na Conversa com o Presidente do Fórum Empresarial do BRICS que uma alternativa ao dólar americano precisa ser encontrada no mercado internacional.
A moeda comum seria usada para facilitar o comércio entre os países emergentes, explicou ele.
Para Lula, espera-se que o BRICS seja uma instituição multilateral, não um clube fechado. “A gente quer se organizar”, salientou.
Em abril, ele propôs a possibilidade de criar uma moeda regional comum ou mecanismo semelhante para reduzir a dependência do dólar americano no comércio.
Também nesta terça, o presidente brasileiro anunciou que seu governo está considerando a possibilidade de usar o yuan chinês no comércio com a Argentina.
Para Lula, a gente não pode depender de um único país que tem o dólar, que coloca mais dinheiro em circulação em dólares e nós somos obrigados a ficar vivendo da flutuação desta moeda. Ele acredita que isso não é correto.