Pretória – O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta terça-feira que espera trabalhar com outros líderes do BRICS para discutir planos de solidariedade e desenvolvimento do BRICS na nova era, se esforçar por uma cúpula frutífera nesta edição e lutar por uma governança global mais justa e equitativa.
Nos últimos anos, aderindo ao espírito de abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha do BRICS, os países do bloco escreveram uma maravilhosa história do desenvolvimento conjunto de países com diferentes sistemas, culturas e regiões, o que se tornou um carro-chefe da cooperação Sul-Sul, disse Xi.
O líder chinês também disse que aprecia muito os meticulosos preparativos da África do Sul para a Cúpula do BRICS.
Xi fez as observações em um encontro com o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, depois de ter chegado na segunda-feira para uma visita de Estado à África do Sul, onde também participará da 15ª Cúpula do BRICS e copresidirá com Ramaphosa o Diálogo de Líderes China-África.
Ramaphosa disse que o mundo de hoje enfrenta múltiplos desafios graves e complexos, incluindo crises geopolíticas e energéticas.
Ele disse que os países do Sul Global, incluindo a África do Sul, esperam fortalecer a solidariedade e a cooperação com a China para juntos enfrentarem melhor os desafios e promoverem o estabelecimento de uma ordem internacional mais equitativa, justa e racional.
Ele também agradeceu à China por apoiar a África do Sul na organização de uma Cúpula do BRICS bem-sucedida, acrescentando que a África do Sul está disposta a trabalhar com os países do BRICS para defender firmemente o multilateralismo, promover a reforma do sistema de governança global e salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Uma declaração conjunta entre a China e a África do Sul foi divulgada após as conversas entre Xi e Ramaphosa. O documento diz: “os dois lados concordaram que a cooperação do BRICS é essencial para alcançar uma ordem de governança global mais representativa e equitativa e promover um crescimento econômico global mais inclusivo”.
“Os dois lados concordaram em continuar apoiando o desenvolvimento do BRICS em todos os três pilares de cooperação e colaborando com todos os membros do BRICS para aprofundar a cooperação prática em vários campos e alcançar progresso em termos de expansão do número de membros do BRICS”, disse.
“A China apoia a África do Sul como presidente do BRICS neste ano e a abordagem à África e ao Sul Global e deseja sucesso à 15ª Cúpula do BRICS”, acrescentou.
O BRICS é um acrônimo para cinco economias emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A África do Sul assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro de 2023.