Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China fortalece alívio de inundações na bacia do rio Haihe

Beijing – Em resposta às piores inundações na bacia do rio Haihe desde 1963, as autoridades chinesas estão injetando fundos de recuperação na área e, com as águas de enchentes recuando após o dilúvio de 28 de julho a 1º de agosto, os moradores estão começando a voltar para casa.

   Cerca de 22 rios na bacia sofreram com inundações acima do nível de alerta, e oito rios relataram as maiores inundações já registradas, informou o Ministério de Recursos Hídricos nesta segunda-feira.

   O sistema de conservação de água da China não poupou esforços na gestão da prevenção e controle de enchentes. Os relevantes departamentos provinciais e municipais de conservação de água emitiram 341 milhões de alertas de desastres para torrentes nas montanhas, de acordo com o vice-ministro de Recursos Hídricos, Liu Weiping.

   Para minimizar o impacto e os danos causados pelas enchentes, a pasta enviou 26 equipes de trabalho e grupos de especialistas para liderar a prevenção de enchentes e a gestão de riscos nas bases. O sistema de conservação de água mobilizou 84 reservatórios de grande e médio porte e oito zonas de armazenamento e retenção de enchentes para prevenção e controle de inundações.

   Atualmente, o nível de água nas áreas ativas de armazenamento e retenção de inundações dentro da bacia está diminuindo gradualmente e os moradores estão gradualmente voltando para casa.

   A China destinou mais 500 milhões de yuans (US$ 69,4 milhões) em 19 de agosto, além dos 1 bilhão de yuans anunciados em 9 de agosto, para ajudar as pessoas a voltar à vida e ao trabalho nas áreas afetadas.

   Observando que a temporada de cheias ainda está em andamento, com inundações e secas severas e complicadas ainda esperadas, Liu disse que o ministério continuará a fortalecer todas as medidas de prevenção e não poupará esforços em todos os setores.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo