Joanesburgo – O presidente chinês, Xi Jinping, chegou nesta segunda-feira a Joanesburgo para participar da 15ª Cúpula do BRICS, que será realizada na cidade, e para fazer uma visita de Estado à África do Sul.
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, juntamente com a ministra de Relações e Cooperação Internacionais da África do Sul, Naledi Pandor, e Nkosazana Clarice Dlamini-Zuma, ministra da Presidência responsável por Mulheres, Jovens e Pessoas com Deficiência, saudaram calorosamente Xi no Aeroporto Internacional OR Tambo, de Joanesburgo.
O presidente Ramaphosa deu calorosas boas-vindas a Xi em sua visita de Estado à África do Sul.
Xi disse que está muito feliz em visitar a África do Sul novamente e espera ter trocas de opiniões aprofundadas com Ramaphosa sobre o aprofundamento das relações China-África do Sul e sobre questões de interesse comum.
Num discurso escrito, Xi estendeu saudações sinceras e votos de felicidades ao povo da África do Sul em nome do povo chinês. Observando que este ano marca o 25º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a África do Sul, Xi enfatizou que a parceria estratégica abrangente entre os dois países entrou numa nova etapa.
Uma relação sólida e crescente entre a China e a África do Sul não só beneficia os dois povos, mas também traz mais estabilidade a um mundo que passa por transformação e turbulência, disse Xi, acrescentando que acredita que com os esforços concertados dos dois lados, a visita será definitivamente um sucesso completo.
O mecanismo de cooperação do BRICS, uma plataforma de cooperação fundamental para os mercados emergentes e os grandes países em desenvolvimento, tornou-se uma força construtiva para o crescimento econômico mundial, uma melhor governança global e uma maior democracia nas relações internacionais, disse Xi.
Ele está confiante de que a próxima cúpula do BRICS se tornará um marco importante no desenvolvimento do mecanismo do BRICS e ajudará a levar a unidade e a cooperação dos países em desenvolvimento a um nível mais alto, acrescentou Xi.
Xi também observou que espera participar do Diálogo de Líderes China-África, onde explorará formas juntamente com os líderes africanos para uma cooperação mais estreita, maior desenvolvimento e um mundo mais pacífico.