Nanjing – A Província de Jiangsu, no leste da China, registrou o comércio de mais de 1 milhão de certificados de eletricidade verde, de acordo com a Jiangsu Power Exchange Center Co., Ltd.
A província é uma das primeiras regiões da China a aprovar o comércio de certificados de eletricidade verde. Os produtores de eletricidade renovável podem obter um certificado emitido pelo governo, que representa mil quilowatts-hora de energia renovável e vender o certificado para obter benefícios econômicos e ambientais.
O comércio pode ajudar os participantes do mercado a adotar o consumo de energia verde e reduzir as emissões de carbono, disse Wei Xu, gerente geral da Jiangsu Power Exchange Center Co., Ltd., acrescentando que o volume de comércio da província vem principalmente de empresas orientadas para a exportação e com investimento estrangeiro.
Algumas empresas multinacionais se comprometeram a apoiar o uso de eletricidade 100% renovável, e alguns países estabeleceram exigências claras sobre o consumo de energia verde para importações e exportações, acrescentou Wei.
“Os certificados servem como prova de tais compromissos de baixo carbono e desempenham um papel importante na facilitação do comércio ecológico em todo o mundo”, afirmou Wei.