Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi incentiva professores e alunos a contribuírem para amizade e cooperação China-África do Sul

Beijing – Em resposta a uma carta dos professores e alunos do Instituto Confúcio da Universidade de Tecnologia de Durban, na África do Sul, o presidente chinês, Xi Jinping, os incentivou a aprenderem bem a língua chinesa e contribuírem para levar adiante a amizade China-África do Sul e promover a cooperação amigável entre os dois países.

Em sua carta, Xi disse que testemunhou a criação do instituto Confúcio há 10 anos e ficou satisfeito em ver que, por meio dos esforços conjuntos de ambos os lados, os intercâmbios educacionais e culturais entre os dois países produziram resultados frutíferos.

Inúmeros jovens sul-africanos tiveram um vislumbre da história e da cultura da China, aumentaram suas opções de carreira e realizaram seus sonhos através do aprendizado de chinês, exaltou ele.

Como importantes países em desenvolvimento, a China e a África do Sul forjaram uma amizade fraterna especial. Aprender e compreender a língua e a cultura uma da outra contribui para facilitar a compreensão mútua e cultivar uma amizade duradoura entre os povos dos dois países, explicou o presidente chinês.

Como têm um bom domínio da língua chinesa, os professores e alunos são bem-vindos a visitarem a China com mais frequência. Desta forma, terão uma compreensão mais profunda do país, compartilharão uma visão verdadeira, multidimensional e panorâmica da China com mais amigos, e tentarão ser enviados para herdar e desenvolver a amizade entre os dois países, a fim de contribuir para promover a amizade e cooperação China-África e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, ressaltou Xi.

Durante sua visita à África do Sul em março de 2013, Xi testemunhou a assinatura de um acordo sobre o estabelecimento conjunto do Instituto Confúcio na Universidade de Tecnologia de Durban entre a China e a África do Sul.

Desde sua criação, há 10 anos, o instituto já treinou cerca de 10 mil alunos. Cinquenta professores e estudantes do instituto escreveram recentemente uma carta conjunta para Xi, compartilhando suas experiências, conquistas e sentimentos no aprendizado de chinês, agradecendo ao presidente e ao governo chinês por oferecerem mais oportunidades para que os jovens africanos busquem seus sonhos e, com grande expectativa, aguardando ansiosamente a visita de Xi à África do Sul novamente. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo