Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Liderança do PCCh organiza trabalho de prevenção e alívio de inundações e reconstrução pós-desastre

Beijing – O Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizou uma reunião nesta quinta-feira para estudar e organizar o trabalho de prevenção e alívio de inundações, bem como a restauração e reconstrução pós-desastre.

   Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidiu a reunião e fez um importante discurso.

   A reunião observou que a China obteve conquistas significativas na prevenção de enchentes e no alívio de desastres.

   Como a China ainda está na principal estação de enchentes, tempestades, enchentes, tufões e outros desastres ainda ocorrem com frequência em muitos lugares do país, indicou a reunião.

   Os esforços não devem ser reduzidos, pois os riscos de enchentes em algumas bacias hidrográficas ainda existem e os riscos de torrentes de montanha em partes do norte e nordeste da China são altos, enquanto o fato de a seca ter se desenvolvido em algumas regiões não deve ser considerado levianamente, de acordo com a reunião.

   A reunião pediu que as localidades e os departamentos relevantes sempre deem prioridade a segurança da vida e da propriedade das pessoas e continuem fazendo um bom trabalho na prevenção de enchentes e no alívio de desastres.

   Devem-se fazer mais esforços para colocar em prática um alerta antecipado e uma reposta precisos a desastres, considerar a prevenção de grandes inundações em bacias hidrográficas como a principal prioridade e refinar e implementar medidas de prevenção e de segurança relacionadas a inundações em rios de pequeno e médio porte e outros elos fracos.

   Também devem ser tomadas medidas para coordenar a prevenção de enchentes e a luta contra a seca, e agir de forma decisiva para evacuar e realocar pessoas de áreas perigosas em momentos críticos, segundo a reunião.

   A reunião enfatizou os esforços totais de resgate e socorro de emergência para ajudar os retidos e procurar os desaparecidos para minimizar o número de vítimas. A reunião também pediu esforços para reforçar as barragens que são cruciais ou relativamente fracas e atender às necessidades básicas de vida dos residentes atingidos pelas enchentes.

   Os fundos de alívio de desastres devem ser usados de forma eficiente para reparar a infraestrutura prejudicada, como transporte, comunicações e eletricidade, e restaurar as terras agrícolas e as instalações agrícolas, disse a reunião.

   A reunião também destacou a restauração de escolas, hospitais e casas de repouso, assim como das moradias danificadas, a fim de garantir que os moradores afetados possam voltar para casa ou se mudar para novas casas antes do inverno.

   As instituições financeiras devem otimizar e simplificar os procedimentos relevantes para fortalecer o apoio em empréstimos e aumentar os pagamentos de seguros, de acordo com a reunião.

   A reunião também pediu esforços para melhorar as capacidades de prevenção, mitigação e alívio de desastres do país, fortalecer ainda mais os sistemas de comando de emergência em todos os níveis e aumentar a capacidade dos centros regionais de resgate de emergência em todo o país.

   A reunião também solicitou o aprimoramento da prevenção de desastres e da capacidade de resposta a emergências em nível de base.

   Deve-se acelerar a melhoria do sistema de engenharia de controle de enchentes nas bacias hidrográficas, especialmente as principais bacias hidrográficas do norte da China, e fortalecer o planejamento e a construção da capacidade no controle de enchentes e drenagem nas cidades, exigiu a reunião.

Sair da versão mobile