Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Especialistas chineses capacitam professores de matemática na Tanzânia

Foto: Herman Emmanuel/Xinhua

Dar es Salã – Mais de 100 professores de matemática da Tanzânia foram treinados em um programa de matemática da Tanzânia-Shanghai com foco em metodologias para o ensino de matemática em escolas primárias e de ensino fundamental.

O treinamento de duas semanas, que terminou na sexta-feira, foi realizado por uma equipe de professores chineses de matemática de Shanghai. A equipe de Shanghai foi chefiada por Huang Xingfeng, professor do Centro de Formação de Professores (TEC, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O UNESCO-TEC visa promover o desenvolvimento da formação de professores em todo o mundo, com foco particular no apoio aos países em desenvolvimento na Ásia-Pacífico e na África para melhorar a qualidade da educação e dos professores.

De acordo com Huang, durante as duas semanas, a equipe de professores de matemática de Shanghai colaborou com professores de matemática da Tanzânia em uma escola localizada nos complexos da Faculdade de Educação da Universidade de Dar es Salã (DUCE) para melhorar o desenvolvimento profissional dos professores da Tanzânia.

“Conversamos e discutimos como melhorar o ensino de matemática”, disse Huang à Xinhua em entrevista no final da Oficina Regional para Professores de Dar es Salã, realizado na sexta-feira nos complexos da DUCE.

Ele disse que a formação teve como foco o apoio aos professores no entendimento da grade curricular e na utilização dos manuais, melhoraria da qualidade do ensino, desenvolvimento de materiais pedagógicos, troca de experiências de ensino, organização de exames e participação na aprendizagem dos estudantes.

Ding Ruoxi, da UNESCO-TEC, falou sobre um modelo híbrido para o desenvolvimento profissional dos professores.

Ding disse que em maio, 40 formuladores de políticas, professores de matemática e educadores da Tanzânia visitaram seis escolas locais de Shanghai. “Especialmente para professores e educadores, organizamos para que eles observem o ensino em sala de aula e as atividades do grupo de pesquisa de ensino”, disse ela.

Jacob Dibogo, professor de matemática na Escola de Ensino Fundamental de Demonstração de Chang’ombe e um dos beneficiários do treinamento, disse que aprendeu muito sobre o ensino de matemática durante o programa.

“Aprendi como ensinar e preparar uma aula de matemática, interagir com os estudantes e como dar a eles a chance de participar da aquisição do conteúdo da matéria”, disse Dibogo, que ensina matemática na quarta série.

Ele disse que o programa faz parte da maravilhosa cooperação entre a China e a Tanzânia. “Os professores chineses e tanzanianos se beneficiaram da diferença em como eles ensinam como tecnologia e como ensinamos sem ela”.

Coleta Kitule, professora de matemática na Escola Primária de Demonstração de Chang’ombe, disse que aprendeu que os estudantes devem estar envolvidos na preparação de uma aula de matemática. Ambas as escolas estão sob tutela da DUCE.

Fika Mwakabungu, diretora de Treinamento Curricular do Instituto de Educação da Tanzânia (TIE, na sigla em inglês), disse que o programa de Matemática Tanzânia-Shanghai remonta a 2021, quando a colaboração entre o TIE e Shanghai foi iniciada para facilitar os programas de Desenvolvimento Profissional Contínuo de Professores (DPCP).

Sob o programa, o TIE foi responsável por descobrir as necessidades e requisitos das escolas primárias e de ensino fundamental da Tanzânia, enquanto o UNESCO-TEC desenvolveu um sistema de recursos educacionais de matemática com livros, materiais e vídeos didáticos e planos de aula, além de incentivar o desenvolvimento profissional para professores em escolas onde os recursos foram adaptados às práticas de ensino, disse ela.

“Espero que as oportunidades de aprendizado para nossas crianças melhorem com esta instalação”, disse Mwakabungu enquanto agradecia a contribuição da equipe de Shanghai.

Sair da versão mobile