Kunming – Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, teve reuniões separadas na quarta-feira com o primeiro-ministro do Sri Lanka, Dinesh Gunawardena, a vice-presidente do Laos, Pany Yathotou, o vice-presidente do Nepal, Ram Sahay Prasad Yadav, e o vice-primeiro-ministro do Vietnã, Tran Luu Quang.
Os quatro funcionários estrangeiros estão participando da 7ª Exposição China-Ásia Meridional em Kunming, na Província de Yunnan, no sudoeste da China.
Gunawardena disse que aprecia a China pela assistência oportuna e eficaz que forneceu quando o Sri Lanka enfrentou dificuldades. Ele disse que o Sri Lanka trabalhará com a China para implementar uma série de importantes iniciativas globais propostas pela China e espera expandir a cooperação bilateral em áreas como economia, comércio e investimento.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a China está disposta a fortalecer o compartilhamento de experiências de governança com o Sri Lanka e a cooperação em diversas áreas, ajudar o Sri Lanka a enfrentar efetivamente os desafios da dívida financeira e aumentar sua capacidade de desenvolvimento independente.
O Laos está disposto a trabalhar com a China para implementar o importante consenso alcançado pelos principais líderes dos dois partidos e países, aumentar os intercâmbios de alto nível, aprofundar a confiança política mútua, fortalecer a cooperação na economia, comércio, investimento e turismo e construir um modelo para uma comunidade com um futuro compartilhado entre Laos e China, assinalou Pany Yathotou.
Wang destacou que a China e o Laos compartilham os mesmos ideais e interesses estratégicos comuns. A China está disposta a continuar expandindo a cooperação abrangente com o Laos em todos os campos e está pronta para traduzir o importante consenso de alto nível em resultados de cooperação tangíveis para trazer mais benefícios para os dois povos.
Yadav observou que o Nepal sempre considerou as relações com a China uma prioridade em sua política externa e continuará a perseguir firmemente a política de Uma Só China, cumprindo seus compromissos políticos e nunca permitindo que nenhuma força use seu território para atividades anti-China.
Em resposta, Wang disse que a China continuará a apoiar firmemente o Nepal na salvaguarda de seus interesses de soberania, segurança e desenvolvimento e em seguir um caminho de desenvolvimento adequado às suas próprias condições nacionais. A China está disposta a trabalhar com o Nepal para construir uma parceria estratégica de cooperação que caracterize amizade constante para avançar rumo ao desenvolvimento e prosperidade.
Ao se encontrar com Tran Luu Quang, Wang frisou que tanto a China quanto o Vietnã devem fazer bons preparativos para intercâmbios de alto nível, aprofundar a confiança mútua estratégica e salvaguardar conjuntamente a segurança política e institucional.
O desenvolvimento das relações com a China sempre foi uma prioridade máxima na política externa do Vietnã, respondeu Tran Luu Quang, acrescentando que o Vietnã se opõe e está vigilante quanto à interferência estrangeira.
Ele acrescentou que o Vietnã fortalecerá os intercâmbios de alto nível com a China e aprofundará a cooperação prática. O Vietnã está pronto para desempenhar seu devido papel na ASEAN para salvaguardar conjuntamente a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China e alcançar o desenvolvimento comum, observou ele.