Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, tomou nesta quarta-feira mais providências para que o trabalho seja realizado pelo resto do ano para alcançar as metas anuais de trabalho e promover concretamente o desenvolvimento de alta qualidade.
Presidindo a segunda reunião plenária do Conselho de Estado, o gabinete, Li disse que o governo implementará plenamente as decisões de políticas e arranjos do Comitê Central do Partido Comunista da China, buscará progresso enquanto mantém a estabilidade, implementará medidas de macrocontrole com precisão e força e fortalecerá a sinergia entre várias políticas.
Durante a reunião, Li enfatizou a expansão da demanda doméstica, explorando ainda mais o potencial das políticas de consumo e pró-investimento, promovendo o consumo de itens de grande porte e mobilizando o investimento privado.
Esforços devem ser feitos para construir um sistema industrial moderno, acelerar a transformação e atualização das indústrias tradicionais com novas tecnologias e novos modelos de negócios, promover vigorosamente o desenvolvimento das indústrias emergentes estratégicas e acelerar de forma abrangente o ritmo de digitalização do setor manufatureiro, disse Li.
De acordo com o primeiro-ministro, serão feitos esforços para aprofundar as reformas e ampliar a abertura, implementar uma nova rodada de reformas das empresas estatais, melhorar o ambiente de desenvolvimento para as empresas privadas, estabilizar a escala e otimizar a estrutura do comércio exterior e atrair e utilizar melhor o capital estrangeiro.
Li enfatizou a promoção do desenvolvimento coordenado das áreas urbanas e rurais, implementando profundamente as estratégias de novo tipo de urbanização e de vitalização rural e consolidando as conquistas de alívio da pobreza.
Ele disse que serão feitos esforços para prevenir e neutralizar riscos graves, removendo substantivamente esses riscos em áreas primárias.
Devem também ser envidados esforços para assegurar e melhorar a vida das pessoas, reforçando a assistência social aos grupos populacionais carenciados e criando mais canais de emprego.
O primeiro-ministro também ressaltou o trabalho na prevenção e redução de desastres e na supervisão da segurança de produção. Ele disse que serão feitos esforços para promover a recuperação pós-desastre, conduzir investigações aprofundadas e corrigir os perigos ocultos na produção e garantir a segurança da vida e da propriedade das pessoas.
O primeiro-ministro destacou os desafios que a economia enfrenta e enfatizou que o governo permanecerá resoluto e confiante, se esforçará por uma recuperação contínua da economia, aumentará sua força endógena, melhorará as expectativas sociais, neutralizará riscos e perigos ocultos e nutrirá as novas vantagens de um desenvolvimento de alta qualidade.
Li orientou todos os departamentos a melhorar a coordenação do trabalho, otimizar continuamente os fluxos de trabalho, melhorar os métodos de avanço e estender mais assistência às empresas para impulsionar o desenvolvimento por meio de esforços conjuntos.