Komarna, Croácia – Niksa Kaleb, membro da seleção croata de handebol que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 em Atenas, Grécia, pode nunca ter imaginado que poderia estabelecer uma relação tão próxima com a China e a Ponte Peljesac construída pelos chineses, um projeto da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR).
Depois de competir como jogador profissional de handebol por 20 anos, Kaleb se aposentou em 2008. Em vez de se tornar um treinador de handebol, ele abriu uma pequena empresa de mergulho em sua cidade natal aqui, pois o mergulho sempre foi uma paixão.
Em 2018, começaram as obras do projeto da Ponte Peljesac, construída por um consórcio de empresas chinesas liderado pela China Road and Bridge Corporation (CRBC). A Ponte Peljesac de 2,4 km, que se estende sobre a baía de Mali Ston, conecta Komarna a Brijesta na península de Peljesac.
A ponte, o maior projeto de infraestrutura da Croácia, foi saudada como um exemplo de projeto da ICR, que prevê redes comerciais e de infraestrutura conectando a Ásia com a Europa e a África ao longo das antigas rotas da Rota da Seda.