Beijing – O Ministério dos Recursos Hídricos pediu na terça-feira todos os esforços para combater a seca e garantir o abastecimento de água em quatro regiões atingidas pela seca no norte e noroeste do país.
Desde junho do ano, a precipitação acumulada de partes da Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China, bem como das províncias de Gansu e Qinghai e da Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia, noroeste do país, está de 30% a 70% menor do que o normal, de acordo com a pasta.
As previsões meteorológicas mostram que a seca persistirá nas áreas mencionadas até o final de agosto devido à falta de chuvas e à diminuição do nível das águas dos rios, alertou a pasta.
O ministério enfatizou os esforços para usar os recursos hídricos e garantir água potável segura para os moradores urbanos e rurais, salvaguardar a segurança hídrica para a criação em grande escala e garantir o uso da água para grandes animais e a irrigação de culturas.
O ministério enviou equipes de trabalho e grupos de especialistas para as quatro regiões para fornecer apoio no local sobre o trabalho de alívio à seca.