Los Angeles – Julho de 2023 foi o mais quente de todos os meses no histórico global de temperatura desde 1880, de acordo com uma análise divulgada na segunda-feira pelo Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA).
O mês passado foi 0,24 grau Celsius mais quente do que qualquer outro julho no registro da NASA, e foi 1,18 grau mais quente que a média de julho entre 1951 e 1980.
“Os dados da NASA confirmam o que bilhões de pessoas em todo o mundo literalmente sentiram: as temperaturas em julho de 2023 o tornaram o mês mais quente já registrado. Em todos os cantos do país, os americanos estão experimentando agora em primeira mão os efeitos da crise climática”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson .
Partes da América do Sul, África do Norte, América do Norte e a Península Antártica foram especialmente quentes, experimentando aumentos de temperatura em torno de 4 graus acima da média, de acordo com dados da NASA.
No geral, o calor extremo neste verão colocou dezenas de milhões de pessoas sob alerta de calor e foi associado a centenas de doenças e mortes relacionadas ao calor, de acordo com a NASA.