Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Reforma da principal estrada costeira de Montenegro é iniciada por empresa chinesa

Xinhua/Shi Zhongyu

Tivat, Montenegro – A reforma de um trecho de 16 km da principal estrada ao longo da costa da cidade de Tivat, em Montenegro, começou na sexta-feira. Este é o segundo grande projeto sob a cooperação da Iniciativa do Cinturão e Rota do país com a China.

O primeiro-ministro de Montenegro, Dritan Abazovic, o embaixador chinês em Montenegro, Fan Kun, e Cai Kun, diretor-geral do Shandong International Economic and Technical Cooperation Group, principal empreiteiro da construção, participaram da cerimônia de inauguração na cidade costeira de Tivat, juntamente com autoridades locais e representantes de empresas públicas.

“Espero que em dois anos vejamos a abertura de uma avenida de 16 quilômetros que irá melhorar muito o transporte neste trecho”, disse Abazovic.

De acordo com o comunicado de imprensa do governo, a recuperação da estrada mais movimentada e congestionada do país visa transformar o trecho de 16 km em uma conexão moderna do tipo avenida entre o aeroporto de Tivat e os municípios de Kotor e Budva, com duas faixas em cada sentido, calçadas e canteiro central. Além disso, mais do que dobrará a capacidade da tubulação de água regional sob a estrada.

“Este é um dos maiores investimentos da Administração de Transportes de Montenegro. Ela é uma das estradas mais movimentadas de Montenegro, por onde passam cerca de 30.000 veículos diariamente. No estado atual, a estrada tem muito congestionamento, principalmente no pico da temporada turística”, disse Radomir Vuksanovic, diretor da Administração de Transportes de Montenegro.

O projeto, no valor de 53,9 milhões de euros (59,1 milhões de dólares americanos), é financiado pelo Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD). É o segundo grande projeto realizado por construtoras chinesas em Montenegro sob a Iniciativa do Cinturão e Rota. A primeira seção da rodovia foi concluída no ano passado pela China Road and Bridge Corporation, conectando o norte montanhoso do país com a capital Podgorica.

O embaixador Fan destacou a experiência e força das empresas chinesas na construção de infraestrutura de classe mundial.

“Montenegro tem uma boa localização geográfica nos Balcãs Ocidentais e tem potencial para se tornar um centro de tráfego regional. É possível aproveitar a rara oportunidade oferecida pela Iniciativa do Cinturão e Rota para melhorar muito sua infraestrutura e conectividade, alcançando uma rápida economia e desenvolvimento social”, afirmou ele.

Sair da versão mobile