Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Pesquisadores chineses propõem conceito de bombeamento ecológico de recifes de coral

Xinhua/Yang Guanyu

Beijing – Pesquisadores chineses propuseram um conceito de bombeamento ecológico de recifes de coral para facilitar e aprimorar o estudo das funções do ecossistema de corais, de acordo com a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês).

   Recifes de coral com alta produtividade e biodiversidade podem florescer em oceanos tropicais oligotróficos. Evidências crescentes mostram que, semelhante à água em um oásis no deserto, há suprimento estável de nutrientes para recifes de coral em oceanos oligotróficos.

   Os pesquisadores do Instituto de Oceanologia do Mar do Sul da China sob a CAS resumiram as múltiplas vias de entrada de nutrientes externos, o armazenamento de nutrientes em organismos de recifes, a retenção e reciclagem eficientes de matéria orgânica dissolvida e particulada dentro dos ecossistemas de recifes de coral, a produtividade nitidamente alta do fitoplâncton e biomassa dentro e próximo aos recifes de coral oceânicos, e a exportação de carbono orgânico relacionado aos recifes para oceanos abertos adjacentes.

   Todas essas propriedades permitem que os recifes de coral funcionem como bombas ecológicas para coletar nutrientes em ecossistemas e espaço, reter e reciclar nutrientes dentro do ecossistema, apoiar a alta produtividade do fitoplâncton e exportar carbono orgânico para oceanos abertos adjacentes, de acordo com o recente artigo de pesquisa publicado na revista Acta Oceanologica Sinica.

   Particularmente, a alta produtividade do fitoplâncton e a biomassa tornam as águas ao redor dos recifes de coral potenciais pontos de exportação de carbono para as profundezas do oceano por meio da tal bomba biológica. O estudo demonstrou que o influxo de carbono orgânico é vital para o orçamento e a exportação de carbono dos ecossistemas de recifes de coral.

   Espera-se que este conceito de bombeamento ecológico dos recifes de coral ajude a melhorar a compreensão do funcionamento do ecossistema dos recifes de coral.

Sair da versão mobile