Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Concluída montagem do módulo central de pequeno reator nuclear chinês

Haikou – A montagem do módulo central do primeiro pequeno reator modular comercial do mundo, o Linglong One, foi concluída nesta quinta-feira, de acordo com sua desenvolvedora, a China National Nuclear Corporation (CNNC).

   O feito marca o auge do processo de instalação do Linglong One, representando um passo histórico na miniaturização da energia nuclear global e confirmando que a China está na vanguarda mundial em termos de construção de pequenos reatores modulares.

   Localizado na província insular de Hainan, no sul do país, o Linglong One é um pequeno reator modular de água pressurizada multiuso desenvolvido pela CNNC.

   O módulo central é o componente-chave do Linglong One e foi projetado de forma independente pelo Instituto de Energia Nuclear da China da CNNC. Inclui vasos de pressão e geradores de vapor.

   Antes da montagem, os geradores de vapor foram soldados aos vasos de pressão na fábrica. Esta inovação em design não só melhorou a segurança e a confiabilidade da usina nuclear, mas também encurtou muito o período de construção, disse Deng Xiaoliang, vice-gerente geral da Hainan Nuclear Power Co., Ltd. da CNNC.

   Os pequenos reatores modulares estão desempenhando um papel cada vez mais proeminente na nova rodada de reforma da tecnologia de energia nuclear e na competição industrial internacional devido às suas vantagens em termos de segurança, flexibilidade de implantação e operação multiuso.

   O Linglong One é outro reator nuclear inovador desenvolvido pela China com direitos de propriedade intelectual independentes, depois do reator Hualong One. É também o primeiro pequeno reator modular de água pressurizada do mundo a passar pela revisão geral de segurança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

   Sua desenvolvedora, a CNNC, também participou do trabalho de equipe do primeiro documento de requisitos de usuário de pequenos reatores modulares da AIEA, contribuindo com a sabedoria chinesa para seu desenvolvimento.

   Com base na usina nuclear de Changjiang em Hainan, a construção da Linglong One começou em julho de 2021.

   Após a conclusão, espera-se que atinja uma capacidade de geração de eletricidade anual de 1 bilhão de kWh, o que atenderia às necessidades de cerca de 526.000 residências, e deve reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 880.000 toneladas por ano, o equivalente ao plantio de 7,5 milhões de árvores por ano.

   O Linglong One também foi projetado para aquecimento urbano, produção de vapor industrial e dessalinização da água do mar.

   Ele será exibido em uma conferência sobre o desenvolvimento e a aplicação de pequenos reatores modulares a ser realizada em Hainan em setembro deste ano.

Sair da versão mobile