Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Professora de chinês recebe elogios por ensinar o idioma na Tanzânia

Zanzibar, Tanzânia – “Como vai, professora”, uma saudação comum nas escolas da China, ficou cada vez mais popular entre os estudantes de Zanzibar, na Tanzânia, onde Li Xianyi, professora associada de língua e literatura chinesa, tem se voluntariado como professora de chinês por mais de 10 anos.

Li, também chamada de Li Yaya, tem uma agenda lotada o dia inteiro viajando pelas áreas rurais para ensinar a língua chinesa.

“Ensino a língua chinesa para estudantes menos favorecidos nas áreas rurais de Zanzibar para que tenham mais oportunidades de emprego e promover a educação deles”, disse Li à Xinhua na Escola de Ensino Médio Jendele, onde 20 estudantes estão aprendendo a língua chinesa.

“Durante os últimos 10 anos, ensinei mais de 1.000 estudantes dentro e fora das escolas, inclusive, alguns deles se tornaram professores de chinês”, disse Li.

Abeda Shaame Nassor está entre os professores de chinês treinados por Li. “Comecei a aprender a língua chinesa em 2022 para avançar na minha carreira acadêmica e aprender mais sobre a cultura chinesa, levando em consideração que os chineses são nossos amigos há muito tempo”, disse Nassor.

Ismail Mussa Haji, estudante de 14 anos da escola, disse que decidiu aprender a língua chinesa porque é importante para os locais encontrarem emprego em empresas chinesas em Zanzibar. “Pretendo virar professor de chinês quando terminar meus estudos”.

Haji disse que gostaria de visitar a China para aprender mais sobre a língua e a cultura chinesas.

Recentemente, médicos chineses que prestam serviços médicos gratuitos para as pessoas em Zanzibar se reuniram na casa de Li, onde doaram alimentos e materiais escolares para cerca de 30 crianças vizinhas de Li.

Radhna Khamis Ally, mãe de três filhos, disse “conheço Li Yaya há mais de três anos. Ela é uma boa vizinha e adora crianças, especialmente as de famílias menos favorecidas”.

Em março deste ano, o curso de chinês foi incluído no programa de ensino nacional local e o Ministério da Educação de Zanzibar autorizou a Fundação Juvenil China-África a ministrar o curso de chinês nas oito escolas de ensino médio do governo.

“A língua chinesa é muito importante para a África”, disse Li, acrescentando que o ensino do idioma ajudará a promover a cultura chinesa entre a geração jovem de Zanzibar.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo