Beijing – Pesquisadores da Universidade de Pequim, na China, encontraram um novo alvo potencial de drogas para melhorar a eficácia do tratamento de diabetes.
Acredita-se que o dipeptidil peptidase 4 (DPP4) microbiano de bacteroide spp. da microbiota intestinal seja um alvo terapêutico importante para o controle do diabetes tipo 2, de acordo com os pesquisadores.
O DPP4 pode degradar o glucagon do hospedeiro e contribuir para comprometer a homeostase da glicose, como indicado no estudo conjunto do Centro de Ciências da Saúde, do Terceiro Hospital e da Faculdade de Química e Engenharia Molecular, todos da Universidade de Pequim.
Os pesquisadores também descobriram que o enriquecimento da peptidase no corpo do hospedeiro reduzirá significativamente a eficácia clínica de Sitagliptin, um medicamento de tratamento de diabetes comumente usado, pois este mesmo não pode inibir a atividade da DPP4 de forma eficaz.
Esforços estão em andamento para buscar métodos para inibir a atividade enzimática do DPP4, que tem o potencial de aumentar a eficácia dos medicamentos existentes e até mesmo descobrir novas abordagens de tratamento.
Espera-se que a descoberta tenha implicações significativas para a compreensão adicional da patogênese do diabetes e para aumentar a eficácia dos tratamentos medicamentosos relacionados, de acordo com o estudo.
A pesquisa foi publicada na Science em 4 de agosto.