Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China realiza cirurgia ocular remota de mícron 5G

Beijing – A China realizou com sucesso uma cirurgia ocular remota com precisão em mícron via 5G graças à ajuda de um robô cirúrgico na Província de Hainan, no sul do país, de acordo com o China Science Daily, nesta quarta-feira.

   A cirurgia ocorreu em 23 de junho e foi confirmada como segura e estável após um mês de observação pós-operatória, disse Lin Haotian, professor do Centro Oftalmológico de Zhongshan, da Universidade Sun Yat-sen.

   A cirurgia ocular requer um alto grau de precisão e estabilidade dos oftalmologistas. No entanto, ainda é um desafio realizar uma operação em nível de mícron (um milímetro dividido por mil) devido ao tremor fisiológico e à agitação das mãos humanas.

   O robô cirúrgico pode simular e substituir operações manuais, livrando-se de tremores e agitação, e alcançar operações cirúrgicas de alta precisão, apesar das limitações de tempo e espaço, graças à tecnologia de comunicação remota 5G.

   Com a ajuda da comunicação 5G e da tecnologia de imagem microestereoscópica de ultra-alta definição (UHD), os oftalmologistas podem obter imagens microcirúrgicas remotas UHD com baixa latência, em tempo real, de modo a tornar a cirurgia mais precisa, disse Lin.

   O robô cirúrgico para olhos com precisão de mícron foi desenvolvido em conjunto por instituições como o Centro Oftalmológico de Zhongshan e a Escola de Ciência da Computação e Engenharia da Universidade Sun Yat-sen.

   O sucesso desta cirurgia ocular remota 5G mostrou que os serviços médicos remotos podem ser esperados para promover o desenvolvimento equilibrado e adequado da oftalmologia em toda a China e abordar a distribuição desigual de recursos médicos de alta qualidade.

   Os pesquisadores se comprometeram a introduzir esse método cirúrgico em mais aplicações em todo o país.

Sair da versão mobile