Chengdu – Jogar tênis de mesa com um robô ou tomar uma xícara de café feita por um robô? Aqui na Universíade de Chengdu, tecnologias de ponta estão capturando a imaginação de todos.
De transmissão a segurança e serviços médicos, uma ampla gama de produtos avançados usando tecnologias como 5G, computação na nuvem e inteligência artificial são empregados para criar uma Universíade inteligente.
De acordo com o departamento de ciência e tecnologia de Chengdu, mais de 170 produtos de alta tecnologia foram implantados em mais de 30 locais para oferecer suporte para a organização, a participação e a apresentação dos eventos.
OI, ROBÔS
Atletas e visitantes de todo o mundo podem se deslumbrar com um grupo de funcionários especiais nos Jogos Mundiais Universitários organizados na capital da Província de Sichuan, no sudoeste da China.
Projetados de acordo com o mascote do evento “Rongbao”, os robôs semelhantes a pandas foram bem recebidos entre os participantes dos Jogos. Com visão de alta precisão e habilidades para evitar obstáculos, eles podem fornecer serviços inteligentes, incluindo informações, tradução e navegação.
Os robôs gordinhos também podem salvar vidas. Depois de receber uma chamada de emergência, eles correrão para o local, abrirão automaticamente o kit de emergência integrado e reproduzirão um tutorial em vídeo para usar o desfibrilador. Eles podem estabelecer simultaneamente conexões de vídeo remotas com especialistas médicos para orientação profissional.
No local de tênis de mesa do ginásio do Centro Esportivo da Zona de Alta Tecnologia, um “robô parceiro de treinamento” chamou muita atenção.
Com um braço mecânico jogando uma bola de pingue-pongue para cima e o outro braço balançando a raquete, o robô de um metro de altura habilmente acerta a bola para o adversário do outro lado. Ele pode executar ações precisas como topspin, backspin e push shots durante o serviço.
“Em comparação com os seres humanos, o robô tem um controle mais preciso sobre a velocidade e a rotação”, disse Li Pengfei, treinador de uma associação de tênis de mesa em Chengdu, que jogou com o robô.
“O robô pode ajudar os jogadores a melhorar suas habilidades de observação e antecipação para as ações de servir do oponente. Eles podem praticar repetidamente um tipo específico de ação de servir, tornando seu treinamento mais direcionado e eficaz”, acrescentou Li.
Um robô inteligente para fazer café pode ser encontrado na vila dos atletas. Dotado de sistemas de deep learning, pode produzir até dez tipos de café. Basta esperar alguns minutos, e ele pode terminar todo o trabalho, incluindo moagem de grãos de café, filtragem, preparação e latte art.
UNIVERSÍADA INTELIGENTE
Vários elementos de alta tecnologia foram usados para criar uma esplêndida cerimônia de abertura que foi realizada em 28 de julho. Wang Ruixiang, o produtor geral da cerimônia, disse que eles desenvolveram 40 engrenagens a laser para alcançar o efeito visual ideal.
“Toda a cerimônia de abertura, desde as apresentações até a ignição do caldeirão, é altamente tecnológica”, disse Wang.
A tocha dos Jogos, baseada em tecnologias de motores aeroespaciais, foi aproveitada em um sistema de combustão para garantir que seja estável e verde. Os processos de injeção de combustível e mistura de ar foram otimizados para fazer a chama dançar elegantemente.
Quando os atletas viajam entre a vila e os locais, eles podem pegar ônibus autônomos de nova energia. Contando com sensores sofisticados, os veículos podem atingir uma faixa de percepção de 200 metros e podem dirigir sem uma área cega.
O centro aquático possui um sistema inteligente de tratamento de água, que monitora automaticamente a qualidade da água e controla a temperatura, e o sistema de pontuação pode atingir uma precisão de um décimo milésimo de segundo.
Para manter as instalações dos Jogos frescas em meio ao calor do verão, mantendo baixas emissões de carbono, arquitetos projetaram becos em forma de ampulheta dentro de edifícios que podem aumentar o fluxo de ar.
As tecnologias de refrigeração também são aplicadas aos voluntários que precisam trabalhar ao ar livre no tempo quente em Chengdu. Eles podem usar coletes de resfriamento, que são feitos de um material de mudança de fase que é frequentemente usado para resfriamento aerodinâmico na engenharia aeroespacial.
“Acredito que as aplicações inovadoras de alta tecnologia na Universíade deixarão uma impressão duradoura nos participantes”, disse Guo Ji, membro do comitê executivo dos Jogos.
“E as instalações de alta tecnologia serão abertas ao público após a Universíade, beneficiando mais pessoas como um legado duradouro”, acrescentou Guo.