Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Consórcio internacional inicia desenvolvimento de novo terminal de contêineres no Egito

Ain Sokhna, Egito – Um consórcio internacional iniciou o desenvolvimento de um novo terminal de contêineres do Porto de Ain Sokhna no Mar Vermelho, no nordeste do Egito.

Durante uma cerimônia no porto neste sábado (29), o ministro egípcio dos Transportes, Kamel el-Wazir, entregou o terminal aos representantes do consórcio formado pela chinesa Hutchison Ports, um dos principais investidores, desenvolvedores e operadores portuários, a estatal chinesa COSCO Shipping e a francesa empresa CMA CGM.

Xinhua/Ahmed Gomaa

O processo faz parte de dois acordos assinados em meados de março pelo Egito e o consórcio para o desenvolvimento e operação dos terminais de contêineres do porto de Ain Sokhna, na Província de Suez, e do porto de Dekheila, na Província de Alexandria, norte do Egito.

“Após o desenvolvimento, o terminal do porto de Ain Sokhna será o maior terminal de contêineres do Egito, com 2.600 metros de comprimento, 1,6 milhão de metros quadrados de área total e 3,5 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) de capacidade”, disse el-Wazir durante a cerimônia.

Acrescentou que o terminal vai permitir receber navios gigantes com 400 metros de comprimento.

Xinhua/Ahmed Gomaa

As receitas diretas esperadas dos dois projetos chegarão a cerca de US$ 5 bilhões durante o período de contrato de 30 anos, observou o ministro, acrescentando que o desenvolvimento dos terminais ajudará a construir um corredor logístico que liga o Mar Vermelho e o Mediterrâneo para atender ao comércio global entre o Oriente e o Ocidente.

Ele acrescentou que o corredor vai gerar mais de 2.000 empregos diretos e indiretos, além de tornar o Egito um centro global de comércio e logística.

Enquanto isso, King Shan Chung, representante nacional da Hutchison Ports no Egito, disse à Xinhua que o Egito tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos, o que incentiva a empresa a investir no país do norte da África.

Com sua costa norte margeando o Mar Mediterrâneo e a costa leste margeando o Mar Vermelho, o Egito está estrategicamente localizado na África, disse ele, acrescentando que a empresa está explorando oportunidades de investir em outras localizações estratégicas do país.

O Egito planeja se tornar um dos principais centros globais de transporte e logística por meio de um plano de 10 anos, de 2014 a 2024, para modernizar sua infraestrutura de transporte e comunicação, abrangendo o desenvolvimento de rodovias, pontes, ferrovias, túneis, tração elétrica, transporte marítimo, portos secos e logística.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo