Beijing – Os três astronautas da missão tripulada chinesa Shenzhou-15 se reuniram com a imprensa na segunda-feira, em sua primeira aparição após retornar à Terra em junho.
Os astronautas completaram suas fases de quarentena e recuperação e agora passaram à fase de observação, de acordo com a coletiva de imprensa realizada no Centro de Astronautas da China, em Beijing.
No momento, a tripulação está em boas condições físicas e mentais. Eles retomarão o treinamento regular após passarem por todas as avaliações de saúde e bem-estar.
A China lançou a espaçonave tripulada Shenzhou-15 em 29 de novembro de 2022, enviando Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu para o módulo central Tianhe da estação espacial chinesa.
Durante sua missão de seis meses, a tripulação realizou mais de 40 experimentos e testes científicos e realizou quatro atividades extraveiculares, mais do que qualquer outra tripulação chinesa anterior. Eles também foram a primeira tripulação que passaram a Festa da Primavera na estação espacial após sua conclusão.
“É nossa honra participar e testemunhar a conclusão oficial da estação espacial da China”, disse Fei, o comandante da missão. A China fará progressos mais sólidos na exploração do espaço sideral, acrescentou.