Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se no domingo com o presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Cheikh Ghazouani, em Beijing.
Li disse que a China e a Mauritânia, ambos países em desenvolvimento, mantiveram posições semelhantes em muitas questões internacionais e regionais, apoiaram-se mutuamente e estabeleceram uma profunda amizade. Os dois chefes de Estado realizaram uma reunião frutífera e fizeram novos planos e arranjos para o desenvolvimento das relações bilaterais.
A China está disposta a trabalhar com a Mauritânia para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, continuar com a amizade tradicional, buscar maior sinergia nas estratégias de desenvolvimento, compartilhar experiências e realizações de desenvolvimento e levar as relações de cooperação amistosas entre a China e a Mauritânia a um novo patamar, disse Li.
Observando que a China aprecia muito o apoio consistente e inequívoco da Mauritânia à China em questões relativas aos interesses essenciais da China, Li assinalou que a China continuará a apoiar firmemente a Mauritânia a salvaguardar sua soberania, independência e integridade territorial, e seguir um caminho de desenvolvimento de acordo com suas próprias condições nacionais.
Os dois lados devem aproveitar a oportunidade para assinar o plano de avanço da cooperação do Cinturão e Rota para expandir a cooperação pragmática em agricultura, pesca, pecuária, energia e construção de infraestrutura, com o fim de alcançar melhores resultados de benefício mútuo, destacou Li.
Li pediu aos dois lados que fortaleçam os intercâmbios culturais e interpessoais sobre saúde, educação, partidos políticos e localidades, e construam uma ponte de amizade entre os dois países. A China continuará a fornecer apoio ao desenvolvimento e revitalização da Mauritânia dentro de sua capacidade.
Observando que as relações Mauritânia-China são baseadas no respeito mútuo, benefício mútuo e resultados em que ambos os lados ganham, Ghazouani frisou que a amizade entre os dois países é profunda e sólida. A Mauritânia agradece à China pelo forte apoio à sua independência e ao seu desenvolvimento e concorda plenamente com a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global.
A Mauritânia cumpre firmemente o princípio de Uma Só China e está disposta a aprofundar a cooperação com a China em áreas como agricultura, mineração, nova energia e construção de infraestrutura, e se esforçará para um maior desenvolvimento das relações bilaterais, disse Ghazouani.
Ghazouani, que está visitando a China, participou da cerimônia de abertura da 31ª edição de verão dos Jogos Mundiais Universitários da FISU em Chengdu, capital da Província de Sichuan, no sudoeste da China.