Chengdu – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta sexta-feira com o primeiro-ministro georgiano, Irakli Garibashvili, em Chengdu, capital da Província de Sichuan, no sudoeste da China.
Garibashvili está aqui para participar da cerimônia de abertura da 31ª edição de verão dos Jogos Mundiais Universitários da FISU e visitar a China.
Nos últimos 31 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas, a China e a Geórgia consolidaram a confiança política mútua e obtiveram conquistas notáveis na cooperação em diversas áreas, avaliou Xi.
Ele disse que durante a visita de Garibashvili ambos os lados emitirão uma declaração conjunta e anunciarão o estabelecimento da parceria estratégica China-Geórgia.
Tomando isso como um novo ponto de partida, a China e a Geórgia devem planejar as relações bilaterais de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, promover o desenvolvimento sólido e estável da parceria estratégica e fornecer impulso para o desenvolvimento e a revitalização de ambos os países, disse Xi.
Xi disse que a China e a Geórgia devem se entender e se apoiar mutuamente nas questões relativas aos respectivos interesses centrais e ser boas amigas e parceiros com base no respeito mútuo, na confiança mútua e na igualdade.
Ele também enfatizou que os dois lados devem levar adiante a amizade tradicional e aprimorar os intercâmbios e a cooperação em vários campos.
A China está pronta para trabalhar com a Geórgia para promover conjuntamente a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, disse Xi, acrescentando que a China dá as boas-vindas à Geórgia para expandir suas exportações de produtos de alta qualidade para a China e incentiva as empresas chinesas a investirem na Geórgia.
O Partido Comunista da China sempre se preocupa com o futuro da humanidade, disse Xi.
Xi disse que ele apresentou a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global com o objetivo de defender o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo e a ordem internacional baseada no direito internacional, além de resolver questões globais relacionadas à paz e ao desenvolvimento.
Expressando gratidão pelo apoio de longo prazo da China à Geórgia e pelo respeito à soberania e independência da Geórgia, Garibashvili disse que a Geórgia defende firmemente a política de Uma Só China.
Garibashvili disse que a Geórgia apoia a Iniciativa do Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas pelo presidente Xi e participará ativamente de sua implementação.
A elevação das relações entre a Geórgia e a China para uma parceria estratégica trará mais oportunidades para a Geórgia, disse Garibashvili, expressando a esperança de que a Geórgia expanda e aprofunde a cooperação com a China em economia, comércio e vários outros campos.
Cai Qi, Ding Xuexiang, Wang Yi e Shen Yiqin participaram da reunião.