Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Indústria de jogos da China está em recuperação rápida

Xinhua

Shanghai – O setor de jogos da China se recuperou rapidamente no primeiro semestre de 2023, com o número de usuários atingindo um novo recorde de 668 milhões.

   A receita de vendas do mercado doméstico de jogos da China atingiu 144,3 bilhões de yuans (US$ 20 bilhões) no primeiro semestre, um aumento de 22,2% em relação ao semestre anterior, de acordo com um relatório do setor divulgado em Shanghai na quinta-feira.

   A tendência geral de recuperação é óbvia, e espera-se que o mercado dê início a um impulso de crescimento mais forte no segundo semestre, observou o relatório publicado pela Associação Chinesa de Publicação de Áudio-Vídeo e Digital.

   Os dados mostram que, de janeiro a abril, a disposição geral e a capacidade de consumo dos usuários de jogos online na China ainda não se recuperaram, e a receita de vendas do setor de jogos diminuiu 2,39% em termos anuais, no entanto, desde maio, o mercado vem apresentando uma forte recuperação.

   “O setor de jogos da China está gradualmente saindo do fundo do poço e mostrando uma tendência de crescimento ascendente”, disse Zhang Yijun, da associação.

   Zhang acrescentou que, atualmente, os principais mercados-alvo para os produtos de jogos desenvolvidos pela China são os Estados Unidos, o Japão e a República da Coreia, enquanto as vendas também estão se aquecendo em mercados emergentes, como o Oriente Médio, a América Latina e o Sudeste Asiático.

   “O setor de jogos está em um período crítico de transição com a introdução da tecnologia de inteligência artificial”, disse Ethan Wang, vice-presidente sênior da Netease, que acredita que o setor de jogos da China está reconstruindo seu próprio valor e estimulando novos dividendos industriais.

   No momento em que o setor de jogos da China ganha impulso de recuperação, a ChinaJoy, um grande evento global de jogos online, será lançada em Shanghai na sexta-feira. Com uma área de exposição de mais de 120 mil metros quadrados, o evento atraiu mais de 500 empresas, demonstrando o apelo duradouro do enorme mercado chinês de jogos.

Sair da versão mobile