Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China eleva resposta a tufão ao mais alto nível à medida que Doksuri se fortalece

Xinhua/Lu Hanxin

Beijing – A Administração de Meteorologia da China elevou na tarde de quinta-feira sua resposta de emergência para tufões para o nível I, o nível mais alto, tendo em vista que o Doksuri se transformou em um supertufão.

Doksuri, o quinto deste ano, passou de severo a supertufão na tarde de quinta-feira e foi observado a cerca de 360 km a sudeste da cidade de Xiamen, na Província de Fujian, no leste da China, às 17h00.

Espera-se que se desloque para noroeste a 15 a 20 km por hora com maior intensidade, informou a Administração em um comunicado.

Doksuri deve atingir as áreas costeiras entre Dongshan e Putian, na Província de Fujian, na manhã desta sexta-feira, acrescentou.

A Administração pediu às autoridades meteorológicas locais nas províncias, como Fujian, Guangdong, Zhejiang e Jiangxi, que aumentem seus níveis de resposta a emergências com base nas situações locais, coordenem com os departamentos governamentais e lidere o público para prevenir desastres e evitar riscos.

O Centro Meteorológico Nacional renovou na manhã desta quinta-feira um alerta vermelho para o tufão Doksuri, o aviso mais severo em seu sistema de alerta de quatro níveis, já que o quinto tufão deste ano deve trazer vendavais e chuva forte para as partes leste e sul do país.

O centro meteorológico emitiu um aviso suspendendo reuniões em espaços fechados e abertos e operações perigosas ao ar livre e recomendou a transferência oportuna de pessoas que vivem em moradias vulneráveis.

Sair da versão mobile