Ancara – O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se reuniu nesta quarta-feira com o diplomata chinês de alto escalão Wang Yi para discutir o reforço da cooperação bilateral em vários campos.
Erdogan pediu a Wang, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), que transmitisse suas sinceras saudações ao presidente chinês, Xi Jinping, acrescentando que a Turquia e a China são países com influência global e a importância de sua cooperação vai além das fronteiras bilaterais.
Erdogan enfatizou a adesão da Turquia ao princípio de Uma Só China e disse que seu país não considera o desenvolvimento da China como uma ameaça.
A Turquia está disposta a reforçar os intercâmbios de alto nível com a China por meio de mecanismos como o Comitê de Cooperação Intergovernamental e o Comitê Conjunto Econômico e Comercial, disse Erdogan, acrescentando que seu país está pronto para aumentar a sinergia entre a iniciativa do Corredor Médio da Turquia e a Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China, aprofundar a cooperação bilateral em comércio, energia, turismo e outros campos e elevar as relações Turquia-China a novos patamares.
As empresas chinesas são bem-vindas para aumentar seus investimentos na Turquia, disse Erdogan.
O presidente turco enfatizou que seu país não apoia o aumento das atividades da OTAN na região Ásia-Pacífico e está disposto a manter a comunicação e a coordenação com a China em questões internacionais e regionais, incluindo a crise ucraniana.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh, transmitiu as saudações do presidente chinês a Erdogan.
Ele disse ao presidente turco que a China o parabeniza por sua reeleição e apoia a Turquia na defesa da independência e na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.
Tanto a China quanto a Turquia são representantes de mercados emergentes e principais países em desenvolvimento, que compartilham amplos interesses comuns sem conflito de interesses fundamentais, acrescentou o diplomata chinês.
O desenvolvimento da relação bilateral é orientado para o futuro e tem amplas perspectivas, disse Wang, destacando que a China está pronta para trabalhar com a Turquia para se ajudar mutuamente no caminho da revitalização nacional, apoiar-se mutuamente em questões de interesses centrais, esforçar-se para manter e aprofundar a confiança política mútua e elevar a cooperação estratégica China-Turquia a um novo nível.
Wang expressou a disposição da China de fazer bom uso do mecanismo do Comitê de Cooperação Intergovernamental China-Turquia para avançar de forma abrangente na cooperação pragmática em vários campos, facilitar a construção da Iniciativa do Cinturão e Rota, alcançar um nível mais alto de cooperação mutuamente benéfica e ganha-ganha e fazer contribuições positivas para a recuperação econômica global.
Durante sua visita de um dia a Turquia, Wang também conversou com o ministro das Relações Exteriores do país, Hakan Fidan.