Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Navio-hospital da China “Arca da Paz” completa sua primeira visita a Kiribati

Sydney, 25 jul (Xinhua) — O navio-hospital da marinha chinesa “Arca da Paz” concluiu recentemente sua primeira missão de visita a Kiribati, prestando serviços médicos e transmitindo conhecimentos de saúde às comunidades locais, e recebeu calorosas boas-vindas de todos os setores da vida no país insular do Pacífico.

Partindo da Província de Zhejiang, leste da China, no dia 3 de julho, o navio “Arca da Paz” rumou para Kiribati, a primeira parada de sua missão Harmonia 2023 para cinco países das Ilhas do Pacífico, e atracou em um porto em Betio, na capital nacional Tarawa, no dia 15 de julho.

De 15 a 22 de julho, a equipe médica do navio diagnosticou e tratou 6.633 pacientes, realizou 94 exames físicos e executou 20 cirurgias, incluindo cesariana, operação de catarata e colecistectomia laparoscópica.

Xinhua/Li Yun

Foram 13 pessoas internadas para tratamento, sendo que 2.331 pacientes realizaram exames auxiliares, como tomografia computadorizada e radiografia digital.

O “Arca da Paz” também testemunhou o nascimento de um bebê de Kiribati a bordo do navio, que foi nomeado pelo presidente de Kiribati, Taneti Maamau, “Aken Teraoi”, que significa “Arca da Paz” na língua de Kiribati.

Maamau estava então no navio para visitar os pacientes internados.

Em um jantar de recepção realizado em 19 de julho, Maamau estendeu sua mais profunda gratidão e sincero apreço à tripulação do “Arca da Paz” por seus esforços incansáveis para ajudar os pacientes.

Essa assistência humanitária realmente demonstrou a relação bilateral calorosa e duradoura entre Kiribati e a China, disse Maamau em seu discurso.

Xinhua/Liu Wei

O presidente da Assembleia de Kiribati, Tangariki Reete, o chefe de justiça interino, Tetiro Semilota, e outros ministros e membros do parlamento também visitaram o navio para fazer check-ups físicos ou participar de outros eventos.

Além do tratamento médico, a tripulação do “Arca da Paz” organizou seminários profissionais sobre imagiologia médica e primeiros socorros, entre outros, além de apresentar terapias tradicionais chinesas, incluindo ventosas, acupuntura e moxabustão, para especialistas locais.

Eles organizaram atividades de intercâmbio cultural e realizaram diagnósticos e tratamentos gratuitos para as comunidades locais, doaram artigos de papelaria e equipamentos esportivos para o povo de Kiribati e visitaram escolas locais para se comunicar com professores e alunos.

Sair da versão mobile