Beijing – As principais empresas industriais da China relataram uma queda menor nos lucros em junho de 2023, mostraram dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.
As empresas industriais com receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,81 milhões) proveniente dos negócios principais registraram lucros combinados de 719,76 bilhões de yuans em junho, uma queda anual de 8,3%, ante uma diminuição de 12,6% em maio.
Com as políticas de promoção do crescimento econômico surtindo efeito, a produção industrial continuou a melhorar e os lucros das empresas mantiveram a tendência de recuperação no mês passado, disse Sun Xiao, estatístico do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
No primeiro semestre, os lucros das empresas industriais chinesas caíram 16,8% em termos homólogos, diminuindo 4,6 pontos percentuais face ao primeiro trimestre.
No período de janeiro a junho, o setor manufatureiro apresentou melhor desempenho, já que o ritmo de queda do lucro foi 9,4 pontos percentuais menor em relação ao primeiro trimestre.
Os lucros combinados dos fabricantes de equipamentos registraram um aumento de 3,1% nos primeiros seis meses, aceleração de 20,8 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre e revertendo a queda.