Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi incentiva mais profissionais de ciência e tecnologia a apoiarem e participarem da popularização da ciência

Foto: Ju Peng

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, incentivou acadêmicos e especialistas a trazerem mais trabalhadores da ciência e da tecnologia para apoiarem e participarem da causa da popularização da ciência e melhorarem a alfabetização científica na China.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações na quinta-feira, em uma carta em resposta a acadêmicos e especialistas que participaram da turnê de palestras “Ciência e China”.

Xi disse que, há muitos anos, os acadêmicos e especialistas participam ativamente da “Ciência e China”, difundem amplamente o conhecimento científico, promovem o espírito científico e desempenham um bom papel na promoção da popularização da ciência.

Xi disse que a popularização da ciência é um trabalho importante e fundamental necessário para alcançar o desenvolvimento inovador.

Ele espera que os acadêmicos e especialistas continuem a levar adiante a gloriosa tradição de servir ao país por meio da ciência; que continuem a incentivar mais trabalhadores científicos e tecnológicos a apoiarem e participarem da causa da popularização da ciência; e que continuem a inspirar o interesse dos jovens em respeitar a ciência e buscar conhecimento por meio de conteúdo rico e de alta qualidade e vias populares, a fim de promover a alfabetização científica para todos e fazer novas contribuições para alcançar a autossuficiência de alto nível e o autoaperfeiçoamento em ciência e tecnologia e promover a modernização chinesa.

A turnê de palestras de acadêmicos e especialistas “Ciência e China” foi lançada em dezembro de 2002. Desde então, mais de 2.000 atividades de divulgação científica foram realizadas em todo o país.

Recentemente, 20 acadêmicos e especialistas que iniciaram e participaram da “Ciência e China” escreveram uma carta a Xi, relatando as conquistas alcançadas desde o lançamento da campanha. Eles propuseram avançar uma iniciativa envolvendo mil acadêmicos e mil atividades de popularização da ciência para reunir a força dos acadêmicos e especialistas e dar maiores contribuições para fortalecer a popularização da ciência no país e acelerar a realização de autossuficiência e autoaperfeiçoamento científicos e tecnológicos de alto nível.

Sair da versão mobile