Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Tripulação da Shenzhou-16 fará atividades extraveiculares

Xinhua/Li Jie

Beijing – Os membros da tripulação da Shenzhou-16, que estão atualmente a bordo da estação espacial da China, realizarão suas primeiras atividades extraveiculares nos próximos dias, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) nesta quarta-feira.

   A tripulação da Shenzhou-16 é uma nova combinação composta por três tipos de astronautas: comandante, engenheiro de voo e especialista em carga útil. Eles estão em órbita há 51 dias desde que entraram na combinação da estação espacial em 30 de maio.

   A tripulação realizou uma série de experimentos científicos espaciais em áreas como ecologia da vida e física do ambiente de microgravidade e concluiu a instalação do dispositivo para experimentos de exposição biológica à radiação espacial no módulo de laboratório Mengtian, bem como os cilindros de gás do sistema de propulsão elétrica da estação espacial.

   De acordo com a CMSA, o experimento de exposição biológica à radiação é importante para garantir a saúde de longo prazo dos astronautas em órbita e para promover os planos de pouso lunar tripulado da China.

   Com a instalação de cilindros de gás no sistema de propulsão elétrica em órbita, é a primeira vez que se usa o método de “troca de gás” para completar o reabastecimento de propulsores elétricos para a manutenção de longo prazo em órbita da estação espacial e tornar sua operação mais econômica e eficiente.

   A CMSA revelou que a tripulação da Shenzhou-16 está em boas condições e a combinação da estação espacial está funcionando de forma estável.

Sair da versão mobile