Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Tufão Talim atinge terra firme pela segunda vez na China

Nanning – O tufão Talim, o quarto deste ano, atingiu a área costeira da Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, na manhã desta terça-feira, após ter atingido a Província de Guangdong na noite de segunda.

   O tufão atingiu a cidade de Beihai, em Guangxi, às 05h45 desta terça-feira e a cidade de Qinzhou às 09h00, de acordo com o departamento meteorológico regional.

   A velocidade máxima do vento perto do centro do tufão foi de 25 metros por segundo; o tufão deve se mover em direção ao noroeste a uma velocidade de 15 a 20 km por hora.

   Tempestades estão previstas nas cidades de Qinzhou, Fangchenggang e Chongzuo, com as rajadas chegando a 33 metros por segundo nas partes sul e central da região, informou o departamento.

   Guangxi elevou sua resposta de emergência para tufões e inundações do nível III para II na terça-feira, de acordo com as autoridades regionais de controle de inundações e alívio de seca.

   As autoridades meteorológicas de Guangxi elevaram a sua resposta de emergência para um grande desastre meteorológico (tufão) para o nível II na segunda à noite.

   As autoridades de recursos hídricos e meteorológicos de Guangxi emitiram conjuntamente um alerta para as torrentes das montanhas, prevendo que cidades como Fangchenggang, Chongzuo, Nanning, Wuzhou e Hezhou provavelmente serão atingidas por torrentes das montanhas das 20h00 de segunda às 20h00 de terça.

   A cidade de Beihai pediu a suspensão das aulas, da produção e do mercado desde as 22h00 de segunda, e a cidade de Fangchenggang exigiu que os canteiros de obras, centros comerciais, locais de entretenimento, restaurantes e mercados de agricultores suspendessem as operações nesta terça.

   Às 06h00 desta terça, o observatório nacional da China emitiu um alerta amarelo para o tufão, que se enfraqueceu para o nível de tempestade tropical severa na mesma manhã.

   Nas próximas 24 horas, chuvas fortes atingirão regiões como Guangdong, Guangxi, Fujian, Hunan e Guizhou; também estão previstos vendavais na maior parte do Mar do Sul da China e nas áreas costeiras, segundo o Centro Meteorológico Nacional (CMN).

   A China tem um sistema de alerta meteorológico de quatro níveis codificado por cores para tufões, com o vermelho representando o aviso mais severo, seguido pelo laranja, amarelo e azul.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo