Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observatório Econômico: Setor de veículos de nova energia da China mantém desenvolvimento de alta qualidade

Beijing – O setor de veículos de nova energia (NEVs, em inglês) da China entrou em uma nova etapa de desenvolvimento de alta qualidade, marcada por um aumento constante em termos de produção, vendas, exportações e potencial de consumo.

A produção de veículos de nova energia do país cresceu exponencialmente. O 20.000.000º NEV saiu da linha de produção em 3 de julho, na cidade de Guangzhou, sul da China, um marco para o setor. A produção acumulada de NEVs ultrapassou 10 milhões de unidades em fevereiro do ano passado.

No primeiro semestre de 2023, a produção de NEVs cresceu 42,4% ano a ano, para cerca de 3,79 milhões de unidades, enquanto as vendas de NEV subiram 44,1% anualmente, para cerca de 3,75 milhões de unidades, mostraram dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

O país exportou 534 mil veículos de nova energia durante o mesmo período, expandindo-se 160% ante o ano anterior.

A BYD, uma das montadoras de veículo elétrico de crescimento mais rápido, exportou seus automóveis para mais de 70 países e regiões.

O setor de NEV da China está ganhando vantagem competitiva em escala e qualidade, e os veículos de marca chinesa exportados são econômicos, disse Zhu Yifang, pesquisador no centro de pesquisa de estratégia e política do setor de automóveis da China Automotive Technology and Research Center Co., Ltd.

Com base no forte impulso de crescimento, a China fortaleceu o apoio via políticas para o setor de NEVs, especialmente em suas vastas áreas rurais.

Em maio, a China emitiu uma diretriz para apoiar as pessoas que vivem em áreas rurais para comprar veículos de nova energia, com foco em impulsionar a construção de infraestrutura de recarga.

Para liberar ainda mais o potencial de consumo interno, a China estendeu sua política preferencial de imposto sobre compra para NEVs até o final de 2027.

Estimativas preliminares mostraram que a política resultará em 520 bilhões de yuans (US$ 72,91 bilhões) em isenções e reduções fiscais.

A infraestrutura, incluindo as instalações recarga, também teve uma melhoria notável nos últimos anos.

O número de colunas de recarga aumentou de menos de 100 mil em 2015 para 5,21 milhões em 2022. Até o final de maio deste ano, as colunas de recarga da China chegaram a cerca de 6,36 milhões.

No final de 2022, havia 226 veículos por mil pessoas na China, sendo que muitas famílias nunca tiveram um carro. O mercado automobilístico ainda tem espaço maciço para o crescimento, disse Fu Bingfeng, vice-presidente executivo e secretário-geral da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Com os NEVs se tornando mais populares entre os consumidores chineses, as cidades de terceiro e quarto níveis e as áreas rurais podem relatar um crescimento mais rápido do mercado, observou Fu, acrescentando que o número de veículos por mil pessoas provavelmente chegará a 400 no futuro.

Segundo Fu, o setor de veículos de nova energia entrou em uma nova etapa de desenvolvimento em grande escala, globalizado e de alta qualidade, tornando-se parte importante do sistema industrial moderno da China. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo