Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Enfoque: China tem grande safra de grãos de verão

Xinhua/Xu Suhui

Beijing – A China teve mais um ano uma colheita de grãos de verão alta, apesar do impacto do clima adverso, mostraram dados oficiais no último sábado.

   A produção de grãos de verão do país totalizou 146,13 milhões de toneladas este ano, uma queda anual de 0,9% ou 1,27 milhão de toneladas, anunciou o Departamento Nacional de Estatísticas.

   “A colheita de grãos de verão estabelecerá uma base sólida para estabilizar a produção anual de grãos e fornecerá um forte apoio para promover a recuperação econômica sustentada”, avalia Wang Guirong, oficial da entidade.

   A área semeada de grãos de verão da China cresceu por três anos consecutivos, subindo para 26,61 milhões de hectares em 2023. Mais de 23 milhões de hectares de trigo foram semeados, uma alta anual de 0,4%.

   Para incentivar os agricultores a cultivarem grãos, o governo central continuou a aumentar o preço mínimo de compra do trigo e lhes forneceu subsídios únicos, lembra Wang.

   No entanto, a produtividade de grãos por unidade de área registrou leve queda de 1,2% ano a ano em 2023, para 5.491,8 kg por hectare.

   Wang analisa que o declínio foi causado por chuvas fortes e espalhadas em regiões produtoras de trigo no norte da China no final de maio. Ao mesmo tempo, a seca contínua no sudoeste do país também reduziu o rendimento por unidade de área nas províncias de Yunnan e Guizhou.

   A China estabilizará sua produção anual de grãos em mais de 650 bilhões de quilos e se esforçará para superar a meta de 700 bilhões de quilos até 2025 para garantir a segurança alimentar, de acordo com um plano de cinco anos divulgado pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais no ano passado.

Sair da versão mobile