Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, presidiu na quarta-feira uma reunião com representantes dos operadores de principais plataformas do país, ouvindo suas opiniões e sugestões sobre a promoção do desenvolvimento bem regulamentado, saudável e sustentável da economia de plataforma.
A economia de plataforma impulsionou a demanda, forneceu um motor para inovação e desenvolvimento, criou novos canais para o emprego e empreendedorismo e ofereceu suporte aos serviços públicos, disse Li após ouvir as opiniões das empresas, incluindo a plataforma de varejo e entrega sob demanda Meituan, a plataforma de mídia social Xiaohongshu e a plataforma de vídeos curtos Douyin.
A economia de plataforma ocupa uma posição cada vez mais proeminente no desenvolvimento geral da China, disse Li. Ele acrescentou que a economia de plataforma terá um papel ainda mais significativo, pois o país embarca em uma nova jornada para se tornar um país socialista moderno.
Ele encorajou as empresas de plataforma a permanecerem confiantes e olharem para o futuro a fim de liderar o desenvolvimento, criando empregos e concorrência internacional.
Li enfatizou que os governos em todos os níveis devem se esforçar para criar um ambiente de mercado justo para a concorrência e melhorar as políticas de acesso ao investimento e avaliações de segurança para novas tecnologias e novos negócios.
Os governos também devem otimizar os sistemas regulatórios transparentes e previsíveis para reduzir os custos de conformidade dessas empresas e promover o desenvolvimento sólido do setor, acrescentou Li.
Ele destacou os esforços para estabelecer e melhorar mecanismos regulares de comunicação com as empresas de plataforma, entender oportunamente seus problemas e demandas e melhorar as políticas e medidas relacionadas para promover o desenvolvimento bem regulamentado, saudável e sustentável da economia de plataforma.
O vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang participou da reunião.