Katmandu – O Instituto Confúcio da Universidade de Katmandu formou quase 50.000 profissionais de língua chinesa para o Nepal desde sua criação há 16 anos, e a universidade expressou na segunda-feira a disposição de fazer mais para promover intercâmbios culturais entre os dois países.
O instituto não apenas abriu cursos de chinês em universidades, faculdades e escolas primárias e secundárias no Nepal, mas também lançou outros programas, incluindo aulas de chinês para o exército do Nepal e funcionários do governo, disse Gao Xiaofeng, vice-reitor da Universidade de Economia e Negócios de Hebei, que está co-construindo o Instituto Confúcio com a Universidade de Katmandu.
E quase 50.000 profissionais de língua chinesa foram formados para diferentes setores no Nepal nos últimos 16 anos, disse Gao em uma cerimônia realizada na segunda-feira para marcar o 16º aniversário do Instituto Confúcio.
Instituições de ensino superior na Província de Hebei, no norte da China, construíram 12 Institutos Confúcio e seis Salas de Aula Confúcio em 15 países ao longo dos anos, disse Wang Liqian, vice-diretor geral do Departamento de Educação de Hebei.
Dentre os países, o Nepal, a Zâmbia e a Tailândia incorporaram a língua chinesa em seus sistemas nacionais de educação, acrescentou Wang.
“O Instituto Confúcio não apenas ensina idiomas, mas também faz parte dos intercâmbios culturais. Estamos orgulhosos de termos feito parte desses intercâmbios por meio do instituto em nossa universidade”, disse Bhola Thapa, vice-reitor da Universidade de Katmandu.
“Estamos abertos para fortalecer ainda mais esse esforço”, disse ele.
De sua parte, Wang Xin, conselheiro político da embaixada chinesa no Nepal, disse que a embaixada chinesa continuará a trabalhar de mãos dadas com o governo nepalês e pessoas de todas as esferas da vida para implementar conjuntamente a Iniciativa de Civilização Global e criar um melhor ambiente de aprendizagem de línguas para amigos nepaleses.
A China também está disposta a fortalecer a cooperação educacional com o Nepal e treinar vários talentos para o desenvolvimento do país do sul da Ásia, acrescentou Wang.
Na ocasião, professores e alunos do Instituto Confúcio fizeram apresentações artísticas.