Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com Masatsugu Asakawa, presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), em Beijing, nesta terça-feira.
Li disse que o BAD é uma instituição multilateral de desenvolvimento vital na região Ásia-Pacífico, desempenhando um papel positivo na promoção da redução da pobreza e do desenvolvimento na região e respondendo aos desafios regionais e globais.
A China está pronta para trabalhar com todas as partes, incluindo o BAD, para aprofundar a cooperação prática, dar uma maior contribuição para a recuperação sustentável, a prosperidade e a estabilidade da região Ásia-Pacífico e injetar mais impulso no desenvolvimento econômico mundial, disse Li.
Ele destacou que a China está promovendo de forma abrangente a modernização chinesa e se esforçando para promover o desenvolvimento de alta qualidade, e há amplo espaço para a cooperação com o BAD no futuro. Espera-se que o BAD continue a apoiar e participar da reforma e abertura da China e se concentre em áreas-chave, como a proteção ambiental e o desenvolvimento verde e de baixo carbono, destacou.
Li disse que a China apoia ativamente o BAD no combate às mudanças climáticas e espera que o BAD mobilize ainda mais o financiamento climático para ajudar os membros em desenvolvimento a melhorar a adaptação climática e a capacidade de financiamento e promover a transição para o desenvolvimento verde e de baixo carbono.
“Esperamos que as instituições multilaterais de desenvolvimento, incluindo o BAD, instem ativamente os países desenvolvidos a assumirem a liderança no cumprimento de suas responsabilidades de redução de emissões e no cumprimento de seus compromissos de apoio financeiro e técnico para criar condições necessárias para que os países em desenvolvimento enfrentem as mudanças climáticas e alcancem o desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
Masatsugu Asakawa disse que o BAD estabeleceu uma parceria cooperativa forte e estreita com a China, e que a China é o principal contribuinte para o crescimento econômico da Ásia-Pacífico.
Ele disse que o BAD apoia o desenvolvimento de alta qualidade da China e está disposto a fortalecer a cooperação com a China na criação de conhecimento, desenvolvimento verde e resposta às mudanças climáticas.