Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu nesta segunda-feira em Beijing com a presidente do Conselho da Federação Russa, Valentina Matviyenko.
Xi observou que, com esforços conjuntos de ambos os lados, as relações China-Rússia mantiveram um impulso de desenvolvimento sólido e constante, com progresso firme na cooperação em vários campos. As bases sociais e o apoio popular à amizade de longo prazo entre os dois países tornaram-se mais sólidos.
“Durante minha visita de Estado à Rússia em março deste ano, o presidente Putin e eu chegamos a um novo e importante consenso sobre o aprofundamento da coordenação estratégica abrangente e da cooperação prática bilaterais em vários campos”, lembrou Xi, observando que o desenvolvimento das relações China-Rússia é uma escolha estratégica que os dois países fizeram com base nos interesses fundamentais de seus respectivos países e povos.
A China continuará a trabalhar com a Rússia para desenvolver uma parceria estratégica abrangente de coordenação para uma nova era, com assistência mútua, integração profunda, inovação e resultados vantajosos para todos, de modo a impulsionar o desenvolvimento e a revitalização das duas nações e promover a construção de um mundo próspero, estável, equitativo e justo, destacou Xi.
Observando que a cooperação legislativa é uma parte importante das relações China-Rússia, Xi expressou a esperança de que os dois lados trabalhem juntos para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, promover e garantir o desenvolvimento sustentado e sólido da cooperação bilateral em vários campos a partir do nível legislativo, fortalecer o intercâmbio de experiências em legislação e governança estatal, e elevar a cooperação entre os órgãos legislativos dos dois países a um novo nível.
Ele pediu aos dois lados que fortaleçam a comunicação e a coordenação dentro de mecanismos multilaterais como a Organização de Cooperação de Shanghai e o BRICS, orientem a reforma da governança global na direção certa e salvaguardem os interesses comuns dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento.
Matviyenko manifestou que a parceria estratégica abrangente de coordenação Rússia-China está em conformidade com os interesses dos dois países e com a vontade dos dois povos, atingiu seu nível mais alto na história e continua a se desenvolver de forma constante. A bem-sucedida visita de Estado do presidente Xi à Rússia em março injetou forte impulso no desenvolvimento das relações bilaterais.
O Conselho da Federação Russa apoia o aprofundamento da cooperação com a China e está disposto a fortalecer os intercâmbios com a Assembleia Popular Nacional chinesa para fornecer uma garantia legal para a implementação do consenso dos dois chefes de Estado, garantiu Matviyenko.