Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Mortalidade materna e infantil cai para baixa recorde na China

Beijing – As taxas de mortalidade materna e infantil da China caíram para mínimos históricos em 2022, de acordo com dados da Comissão Nacional de Saúde.

   A taxa de mortalidade materna do país caiu de 43,2 por 100.000 em 2002 para 15,7 por 100.000 em 2022, enquanto a mortalidade infantil caiu de 37,6 por 1.000 nos primeiros dias da reforma e abertura para 4,9 por 1.000 no ano passado, mostram dados oficiais.

   A taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos caiu para 6,8 por 1.000 em 2022, marcando outro recorde, de acordo com a comissão.

   A Organização Mundial da Saúde considera a expectativa média de vida, as taxas de mortalidade infantil e materna como os principais indicadores do nível de saúde da população de um país.

   A China pretende reduzir a taxa de mortalidade materna para menos de 12 por 100.000 e a taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos para menos de 6 por 1.000 até 2030, disse Song Li, chefe do departamento de saúde materno-infantil da comissão.

   O governo está implementando um pacote de planos de ação para melhorar a saúde materno-infantil, ao tornar os serviços relacionados mais equitativos, acessíveis e convenientes.

   Atualmente, a taxa de testagem de HIV/AIDS, sífilis e hepatite B em mulheres grávidas é de mais de 99% na China, enquanto a taxa de transmissão materno-infantil de HIV/AIDS caiu para 3% em meio aos esforços para prevenir a transmissão materno-infantil dessas doenças.

   Desde 2009, a China promove um programa para aumentar a triagem do câncer de colo do útero e de mama.

   Cobrindo mais de 90% das regiões em nível distrital em todo o país, o programa forneceu triagem gratuita do câncer de colo do útero para 180 milhões de mulheres e triagem gratuito do câncer de mama para quase 100 milhões de mulheres.

   A Comissão Nacional de Saúde também lançou um projeto nacional este ano para fornecer avaliações nutricionais aos bebês menores de 3 anos e seus cuidadores, aconselhamento e orientação de alimentação, bem como triagem de risco parental e serviços regulares de acompanhamento da gestão da saúde, especialmente voltados para aqueles em áreas rurais.

   “A China tem reformado seus serviços médicos para crianças nos últimos anos”, disse Ni Xin, diretor do Centro Nacional de Saúde Infantil, observando que o governo criou um centro médico infantil nacional e cinco regionais para garantir uma alocação mais equitativa de recursos médicos pediátricos em diferentes regiões.

   A Comissão Nacional de Saúde tomará medidas para garantir que mais recursos de qualidade sejam destinados às instituições médicas de base, enquanto implementa medidas de estímulo para garantir que os pediatras sejam bem treinados e estejam dispostos a permanecer no nível primário, disse Song.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo