Beijing – O chefe do Legislativo chinês, Zhao Leji, e a presidente do Conselho da Federação Russa, Valentina Matviyenko, conversaram e presidiram conjuntamente nesta segunda-feira, em Beijing, a 8ª reunião do comitê China-Rússia para cooperação parlamentar.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que, sob a orientação estratégica do presidente chinês, Xi Jinping, e do presidente russo, Vladimir Putin, a relação entre os dois países resistiu ao teste das mudanças internacionais e sempre manteve uma direção correta.
Elogiando a confiança política mútua, cooperação prática e coordenação internacional entre os dois países, Zhao disse que as relações entre os dois países mostram forte motivação endógena e amplas perspectivas de desenvolvimento, o que beneficia os dois povos e injeta estabilidade na situação internacional.
Zhao disse que a China e a Rússia se consideram parceiros prioritários, sempre se respeitam e se tratam como iguais, apoiando-se firmemente em questões relacionadas aos interesses centrais e às principais preocupações de cada um.
Apesar da fraca recuperação econômica global e de outros fatores adversos, a cooperação prática entre a China e a Rússia tem mantido um desenvolvimento constante, acrescentou Zhao, pedindo aos dois lados que implementem os projetos atuais, avancem constantemente na cooperação em áreas-chave, otimizem ainda mais o ambiente de negócios e aproveitem plenamente o papel dos mecanismos de cooperação.
Zhao disse que a APN da China está pronta para trabalhar com o Conselho da Federação Russa para implementar o consenso dos dois chefes de Estado, reforçando a comunicação e a cooperação para desenvolver as relações bilaterais.
Zhao pediu aos dois lados que deem pleno desempenho ao comitê de cooperação parlamentar China-Rússia a fim de promover intercâmbios amigáveis em todos os níveis e campos.
Ele pediu aos dois lados que fortaleçam o intercâmbio e o aprendizado mútuo em legislação, supervisão e experiência na governança do país, consolidem e expandam a cooperação entre os órgãos legislativos locais, fortaleçam a cooperação legislativa em áreas relacionadas ao exterior e promovam a formação de leis e regulamentações relacionadas ao exterior que se adaptem às suas respectivas condições nacionais e estejam em conformidade com necessidades práticas.
Em relação à cooperação multilateral, Zhao pediu aos dois lados que aumentem a coordenação no âmbito da Organização de Cooperação de Shanghai, do BRICS, do G20 e da Reunião dos Presidentes dos Parlamentos dos Países Eurasianos, defendam o multilateralismo genuíno e promovam o desenvolvimento da ordem internacional em uma direção mais justa e racional.
Por sua vez, Matviyenko disse que o Conselho da Federação Russa está disposto a trabalhar com a APN para implementar conjuntamente o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, promover a cooperação na economia e no comércio, nos investimentos, nos níveis locais, na juventude e no Estado de direito, a fim de aprimorar a coordenação em ocasiões parlamentares multilaterais e criar um excelente ambiente jurídico para o desenvolvimento das relações bilaterais.