Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Expedição chinesa mede espessura de neve no cume do Monte Qomolangma

Xinhua/Sun Fei

Beijing – Uma equipe de expedição chinesa mediu a espessura da neve no Monte Qomolangma com um radar preciso de penetração no solo, e as estimativas de profundidade média no cume são de 9,5±1,2 metros, de acordo com um artigo recém-publicado na revista The Cryosphere.

   Os dados foram obtidos em maio do ano passado, durante uma expedição ao Monte Qomolangma, que fez parte da segunda expedição científica abrangente do país no planalto Qinghai-Tibet. Explorar a profundidade da neve no Monte Qomolangma está entre as tarefas deste empreendimento científico.

   Ao adotar métodos de medição de perfil de radar, a equipe da expedição usou o radar de medição de espessura de 1000 MHz para medir ao longo do leito rochoso exposto no topo do Monte Qomolangma e gradualmente até o cume, segundo Yang Wei, pesquisador do Instituto de Pesquisa do Planalto Tibetano da Academia Chinesa de Ciências.

   Ele acrescentou que as medições de radar mostraram uma transição gradual crescente da profundidade da neve ao longo da encosta norte, o que facilitou para os pesquisadores interpretar os dados com precisão.

   Os resultados da pesquisa fornecerão apoio de dados para o estudo das mudanças dinâmicas da criosfera de altitude ultra-alta e da litosfera no topo do Monte Qomolangma, e também fornecerão uma nova direção para uma compreensão mais profunda das mudanças climáticas de altitude ultra-alta, observou Yao Tandong, líder da equipe da segunda expedição científica.

Sair da versão mobile